Mundo

Elon Musk já pode recrutar humanos para testar chips cerebrais

dgroahr5f1xv

Os candidatos procurados são pessoas com tetraplegia, que receberão um dispositivo experimental capaz de criar um interface cérebro-computador.

A startup Neuralink, do milionário Elon Musk, já pode começar a recrutar pacientes para testar os seus implantes cerebrais, depois de ter recebido luz verde de uma comissão independente. A empresa está, assim, à procura de voluntários com paralisia dispostos a utilizarem o dispositivo, num estudo experimental com a duração de seis anos.

De recordar que, em junho, Musk já tinha afirmado estar confiante de que os primeiros testes em pessoas com tetraplegia pudessem arrancar ainda este ano. Com a instalação dos chips, o obejtivo é permitir que o cérebro humano e os computadores comuniquem de uma forma direta.

Na mesma altura, o empresário procurou sossegar os mais céticos em relação à criação deste interface cérebro-computador, que gerou preocupações éticas entre neurocientistas, garantindo que o processo iria ser “bastante lento”.

Em 2022, a agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos recusou o pedido da Neuralink para a aceleração dos testes em seres humanos. No entanto, em maio, acabou por dar luz verde à utilização dos implantes em estudos clínicos.

Os candidatos procurados são pacientes com tetraplegia causada por lesão da medula espinhal ou por Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). O chip ser-lhes-á implantado cirurgicamente, com recurso a um robô, numa região cerebral que controla o movimento, permitindo-lhes que consigam controlar por exemplo um teclado usando apenas o pensamento. A investigação avaliará a segurança e funcionalidade desta tecnologia.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER