Canadá

Mais de metade dos canadianos opõe-se ao Juramento de Fidelidade à Rainha

Mais de metade dos canadianos opõe-se ao Juramento de Fidelidade à Rainha-Milénio Stadium-Canadá
The Canadian Press

A maioria dos canadianos acha que ninguém deveria ter de fazer um Juramento de Fidelidade à Rainha.

A sondagem da Leger para a Associação de Estudos Canadianos foi feita antes do Dia do Canadá e concluiu que 56% dos inquiridos não concorda com este juramento.

Os novos canadianos têm de fazer um juramento à monarquia em cerimónias de cidadania, incluindo o juramento de “serem fiéis e prestarem verdadeira lealdade a Sua Majestade a Rainha Isabel a Segunda, Rainha do Canadá, seus herdeiros e sucessores”.

O presidente da Associação de Estudos Canadianos acredita que a maioria das pessoas nascidas no Canadá provavelmente desconhece que os novos canadianos têm de fazer o juramento de serem fiéis à Família Real.

A sondagem ouviu cerca de 2.100 pessoas no início deste mês e revelou que os canadianos mais jovens, entre os 18 e os 34 anos, são os que mais se opõem à monarquia. Por outro lado os canadianos com mais de 55 anos continuam a defender a monarquia e a lealdade à Família Real.

Em relação a géneros, 50% dos homens é contra e 52% das mulheres é a favor.  Quase três quartos das pessoas que vivem no Québec estão contra o juramento de fidelidade à Rainha, em comparação com apenas 47% em Alberta.

O Canadá é uma monarquia constitucional e tem na Rainha o seu Chefe de Estado. A Rainha é representada a nível federal pela Governadora Geral Mary Simon, enquanto a nível provincial quem a representa são os tenentes-governadores. Qualquer alteração sobre o papel da monarquia na política canadiana precisa do consentimento unânime da Câmara dos Comuns, Senado e das legislaturas provinciais.

Milénio Stadium

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER