O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) estará no Cairo na quinta-feira para discutir com o Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, a entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, anunciou hoje o porta-voz de António Guterres.
Atualmente na China, Guterres será recebido na quinta-feira na capital egípcia por Sissi e “outros” líderes para discutir “a situação em curso região”, ou seja, a guerra entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas, declarou o porta-voz do chefe da ONU, Stéphane Dujarric, durante uma conferência de imprensa.
O porta-voz não indicou se o secretário-geral também visitará Israel e outros países do Médio Oriente.
Guterres discutirá essencialmente a disponibilização de ajuda humanitária à Faixa de Gaza. “Para entregar ajuda humanitária a Gaza, precisamos de pontos de passagem seguros. Não podemos mover camiões e comboios humanitários no meio de bombardeamentos”, disse Dujarric.
“Há intensas discussões atualmente, em que estamos envolvidos com uma série de partes interessadas para tentar fornecer ajuda humanitária básica o mais rapidamente possível: alimentos, água, medicamentos são urgentemente necessários”, sublinhou o porta-voz.
Faltam água e alimentos para os 2,4 milhões de habitantes de Gaza, também privados de eletricidade, depois do cerco imposto por Israel a 9 de outubro ao pequeno território palestiniano, já sujeito a um bloqueio terrestre, marítimo e aéreo desde que o Hamas assumiu o poder em 2007.
O Presidente norte-americano, Joe Biden, viaja quarta-feira para Israel em “solidariedade” após o ataque sangrento do Hamas a 7 de outubro, mas também para negociar um plano humanitário para a Faixa de Gaza.
Redes Sociais - Comentários