GTA

Celebração da cultura latina em Toronto reúne milhares de pessoas

WhatsApp Image 2022-07-09 at 5.54.42 PM - milenio stadium

 

Depois de dois longos anos de cancelamentos provocados pela pandemia de Covid-19, os festivais de verão voltaram a invadir as ruas de Toronto. No último final de semana (9 e 10) foi a vez do ritmo, gingado e alegria do povo latino invadirem a St. Clair Avenue West durante o festival “TD Salsa in Toronto”. A primeira edição do evento aconteceu em 2005 e desde já é considerado uma celebração cultural local que atrai milhares de amantes desse estilo de dança de diferentes pontos da cidade.

O som marcante da salsa ecoava por toda a extensão da avenida e em cima dos palcos artistas, entre cantores e dançarinos, mostravam o seu talento às milhares de pessoas que passaram pelo festival. Toda essa energia contagiou o público que também ensaiou alguns passos. Um casal de Kitchener, Ontário, deu show de simpatia: “Basicamente estamos imitando o que vemos os profissionais fazerem no palco. Esta é a primeira vez que venho a esse festival e estou adorando”, disse Kymberly Wong. O parceiro, Mark Darienzo, elogiou o talento e a desenvoltura dos dançarinos.

Em outro trecho do festival, foi a vez da dupla composta por mãe e filho mostrarem toda a latinidade que corre no sangue e arrancarem aplausos dos espectadores: “Eu sou natural do Equador e adoro participar desse festival, comemorar o nosso povo”, contou Jeny Ruiz. O filho, Gary, é canadiano mas faz questão de mostrar a herança latina que carrega e caprichou nos passos de salsa: “Finalmente podemos confraternizar e nos reunirmos novamente. Toronto é uma cidade linda, multicultural e poder mostrar a nossa identidade latina é um privilégio. O festival está muito bom, a comida é maravilhosa, estou muito feliz de estar aqui”, e a mãe complementou: “Temos que aproveitar até o último minuto afinal o verão passa rápido demais”.

Se a multidão estava encantada com as danças e apresentações artísticas, a gastronomia não ficou para trás e as filas nas diferentes tendas com comidas típicas mostravam que o sabor agradava os paladares. Os visitantes puderam conhecer, ou relembrar, dos diferentes pratos típicos de países que compõe a América Latina, com destaque para as comidas mexicanas, colombianas e equatorianas. Um dos estabelecimentos que participou dessa edição foi o restaurante “Antojitos Mexicanos” e os nachos e tacos que preparam fizeram sucesso, que o digam as atendentes que mal tiveram tempo de conversar com nossa equipe: “Têm pessoas latinas, outras canadianas, todas gostam e querem provar a maneira como fazemos os tacos, que tem variados sabores, como de galinha frita, de porco, de carne. O pessoal gosta por isso a fila está tão grande”.

 

WhatsApp Image 2022-07-09 at 5.54.42 PM (2) - milenio stadium

 

A edição deste ano do TD Salsa reuniu milhares de pessoas que puderam ver o que de melhor a cultura latina produz e foi marcada pela alegria e energia contagiante que costumam ser características desse povo. “O alto astral das pessoas é o grande diferencial dessa festa para mim”, afirmou uma das participantes. Dora Regalado exaltou o retorno do convívio entre as pessoas: “Finalmente parece que Toronto está de volta, já estava em tempo. Isso é muito bom para as pessoas, para o comércio”. Para o mexicano, radicado no Canadá, Luis Hernandez, essa foi uma oportunidade “para recordar a cultura, para vivê-la, senti-la e matar as saudades da terra natal”.

De acordo com o Census do Canadá de 2016 na área metropolitana de Toronto se concentra uma das maiores comunidades com origens na América Latina, com mais de 132 mil pessoas.

Lizandra Ongaratto/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER