GTA

A maior Labour Day Parade no Canadá… é em Toronto!

IMG_3511

 

Na segunda-feira (4) o Canadá celebrou o Labour Day (Dia do Trabalhador) e em Toronto o feriado contou, mais uma vez, com a maior parada dedicada aos trabalhadores. A Parada com mais de 150 anos, este ano, teve como tema “O Ano Da União. Poder do Trabalhador, Elevando Comunidades”.

Como é tradição, a parada arrancou em ponto às 09h30 da Queen St. West, que recebeu a grandiosa Parada do Dia do Trabalhador de Toronto num dia de calor extremo que não assustou os milhares de trabalhadores com os seus respetivos sindicatos, ativistas e políticos solidários com o movimento trabalhista. A Parada do Dia do Trabalhador seguiu a rota habitual até ao Canadian National Exhibition (CNE).

Jack Oliveira, Business Manager da LiUNA OPDC e Local 183, o maior sindicato da União Internacional dos Trabalhadores da América do Norte, encontrava-se visivelmente feliz pela adesão dos sindicalistas e fez questão de deixar palavras de apreço a todos os membros: “hoje é um dia muito importante para o movimento sindical. Estamos aqui para em primeiro lugar homenagear todos que perderam a vida num dia de trabalho e que infelizmente não estão aqui connosco que são aqueles que perderam as vidas para fazer a segurança melhor, que existe hoje para os trabalhadores que estão aqui e, também, para reconhecer os nossos sócios e seus familiares pelo seu trabalho duro que fazem todos os dias.” Jack Oliveira aproveitou para deixar uma mensagem: “esta luta do movimento sindical nunca vai terminar! Hoje esta Parada mostra bem a união que existe no mundo sindical e vamos dar continuidade. Este dia nunca vai deixar de existir e penso que daqui a 100 anos se tivéssemos a possibilidade, voltaríamos a juntar-nos aqui, nesta esquina, porque este é um movimento que merece, pois sem ele não existia a classe média e acho que as coisas no mundo do trabalho não estão a facilitar, estão é cada vez mais a piorar… que é uma das razões por que os sindicatos são precisos”.

 

 

O Business Manager Local 506, Carmen Principato, como é habitual, “distribuía” sorrisos e boa disposição e fez questão de partilhar com o Milénio Stadium que “é um dia lindo, quando compartilhas um dia como o Dia do Trabalhador e a sua celebração com os novos membros é fantástico! Estou muito feliz por hoje celebrar os nossos trabalhadores, os nossos maravilhosos membros que, também, estão aqui a participar e irmos juntos até ao CNE.”

A recentemente eleita presidente da Câmara Municipal de Toronto, Olivia Chow, também compareceu para dar o seu apoio: “nós sabemos que os trabalhadores e os sindicatos juntos elevam a nossa comunidade e que nos fortalecem… nós precisamos de dar melhores ordenados aos trabalhadores porque, ao fim do dia, se eles não podem pagar a renda ou empréstimos a nossa cidade vai ter problemas em encontrar trabalhadores suficientes, o que não é nada produtivo”. Para Michael O’Brien, Deputy Chief of Staff/Legal Counsel Carpenters Regional Council, o Dia do Trabalhador “representa o dia em que podemos celebrar a emancipação dos trabalhadores, a libertação da tirania dos empregadores há 150 anos… é bom pôr isso em perspetiva. Tem sido uma caminhada longa e agora temos os empregadores como parceiros e que se envolvem com os nossos membros de uma forma lucrativa para eles e num ambiente harmonioso para os membros e para o sindicato”. Este sindicato conta com mais de 70,000 membros no Canadá e em crescimento e segundo Michael O’Brien a melhor forma de se conseguir melhores benefícios para os seus membros é “negociar e como disse os empregadores são nossos parceiros e eles têm sido razoáveis em dar aos nossos membros o que é devido e merecem em relação ao seu salário e benefícios! Normalmente não temos grandes dificuldades em chegar a um acordo porque estamos todos na mesma página.”

No Labour Day, por ser um dia importante para todos os trabalhadores lusófonos, o Milénio Stadium fez e faz questão de registar aquela que é considerada a maior parada sindical do Canadá.

Carmo Monteiro / MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER