Comunidade

Presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal visita Toronto

carregal do sal - milenio stadium

O presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, Paulo Catalino esteve de visita ao Canadá. Com o objetivo de visitar as comunidades portuguesas com forte presença de pessoas do concelho de Carregal do Sal, o primeiro destino da visita foi Montreal, Quebeque, para prestar tributo ao “filho da Terra”, Aristides de Sousa Mendes, que foi homenageado, em junho de 2022, com um mural de Matthew Cadoch.

Não obstante, Paulo Catalino também quis de visitar Toronto. Carregal do Sal, pertence à Beira Alta e, nesse sentido, Bernardino Nascimento, presidente da Casa das Beiras de Toronto, assumiu o papel de anfitrião e mostrou a Paulo Catalino os principais pontos de visita de Toronto. No sábado (23), entre outros, a CN Tower foi passagem obrigatória, como também uma visita à Galeria dos Pioneiros.

 

IMG_7617 - milenio stadium

 

No domingo (24) o passeio inevitável foi ao longo da Dundas Street, Little Portugal, para apreciação dos murais dedicados à comunidade portuguesa. Para Bernardino Nascimento, a passagem do presidente da Câmara de Carregal do Sal por Toronto tinha que passar pela Casa das Beiras, que apesar de ainda não estar aberta, fez um esforço para reunir as condições necessárias para que os membros da direção e alguns amigos pudessem oferecer um jantar convívio a Paulo Catalino: “quando tive o conhecimento da visita a Toronto, tentei saber se poderíamos ou se tínhamos tempo para fazer um evento como aqueles que costumamos fazer a todos que nos visitam, mas infelizmente foi muito em cima da hora e não dava tempo para organizar. Ainda tivemos outras ideias (…), mas nada é como trazer os amigos à nossa casa e espero que o presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal leve daqui uma boa impressão!”.

De salientar que vai haver um intercâmbio entre a Casa das Beiras e a Câmara de Carregal do Sal: “há interesse de Paulo Catalino em participar nos nossos eventos e voltar a visitar Toronto brevemente”, afirmou o presidente da Casa das Beiras.Questionado sobre o balanço da sua visita ao Canadá e em particular a Toronto, Paulo Catalino afirmou que “o que sinto é que temos uma comunidade muito forte e muito enraizada, não só pelos 350 mil portugueses que estão aqui, mas sobretudo a Casa das Beiras, que é uma associação muito forte e que tem conseguido congregar todas estas pessoas e isso é muito bom… é motivo de grande felicidade!”

A vinda no ano em que se celebra os 70 anos da imigração oficial no Canadá, foi uma feliz coincidência e passar na Galeria dos Pioneiros deixou Paulo Catalino impressionado: “senti um grande sentido altruísta de uma pessoa que mantendo esta ligação tão grande à sua terra quis testemunhar através daquele lindo espaço a memória de tantos e tantos que rumaram em 1953 para o Canadá. Hoje ter visto uma dedicação e paixão tão grande de uma pessoa como Manuel DaCosta, que faz memória num espaço tão lindo e nobre, mantendo acesa a chama de todas as pessoas de Portugal, foi muito gratificante!” A agenda da visita em Montreal incluiu o convívio com alguns descendentes de refugiados, incluindo um deles descendente de um refugiado que viveu num campo de concentração e um descendente de alguém (seu pai) que tinha sido salvo por Aristides de Sousa Mendes; visita ao Museu do Holocausto, ao mural de Aristides de Sousa Mendes e ao mural da Amália Rodrigues e, também, conviver com a comunidade.

Sobre as próximas homenagens a Aristides de Sousa Mendes – conhecido por o “Schindler português” -, o presidente da Câmara de Carregal do Sal contou-nos que “vamos fazer o Museu Aristides de Sousa Mendes no próximo ano. Sei também que há a intenção de fazer um grande mural com a imagem de Aristides de Sousa Mendes na mesma senda daquilo que já foi feito com a Amália Rodrigues e outros. E, criar este laço é muito importante para Carregal do Sal, pelo nome de Aristides de Sousa Mendes, o grande humanista que salvou mais de 30,000 pessoas durante a 2º Guerra Mundial e, portanto, ter esta ligação de um homem tão importante que esteve pelo mundo como Cônsul e que tem aqui, também, tanta gente representada em Toronto, é muito importante.”

Da visita, Paulo Catalino leva para Carregal do Sal “o ambiente acolhedor das pessoas portuguesas que nos receberam… fui muito bem acolhido em todo lado e hoje é a prova disso – este jantar, em que muitas pessoas deixaram de estar no seu ambiente familiar para estarem aqui, na minha presença e isso deixa-me mesmo muito feliz, muito orgulhoso e de coração cheio, como se costuma dizer nas Beiras!”

Carmo Monteiro / MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER