Comunidade

Portugalo brilhou com Rui Bandeira e casamentos de Santo António

Membros da organização do Portugalo - Carmo Monteiro - milenio stadium

 

O Portugalo – Portuguese Heritage Fest estreou-se em força no dia 10 de setembro, tendo como cenário o Celebration Square em Mississauga, Toronto. Com o objetivo de celebrar o património luso, o festival trouxe uma montra de tradições, gastronomia, folclore, talento, vasta história e atividades que proporcionaram aos seus convidados uma experiência cultural rica, única e diversificada.

José Manuel Carneiro Mendes, Cônsul Geral de Portugal em Toronto, marcou presença no certame dizendo “Espero que seja para todos os que vierem aqui celebrar hoje a nossa portugalidade um evento memorável, tanto a nível da musica como da gastronomia, como inclusivamente das mostras que temos aqui. É mais uma grande jornada de celebração da nossa portugalidade”.

O Portuguese Heritage Fest deu aos visitantes uma perspetiva renovada da comunidade portuguesa e da sua integração na sociedade luso-canadiana. A apoiar a iniciativa esteve Jorge Mouselo, presidente do Centro Cultural Portugues de Mississauga. “Realmente é motivo de orgulho ser português. É isto que temos de mostrar ao resto do mundo, que nós somos unidos, e hoje mostra-se. E muito trabalho por detrás das portas para chegar ao que vemos hoje, e eu dou muito valor a isso. Palmas para o Portugalo.”

A música foi também um dos principais atrativos do certame, com a atuação de ranchos folclóricos locais e o cantor Rui Bandeira, vindo de Portugal. O artista lembrou: “é sempre muito bom voltar a um lugar onde sou sempre muito bem recebido, onde tenho um público que gosta de mim e aplaude e gosta de estar comigo. Estou muito feliz por estar aqui novamente depois de dois anos de pandemia, agora poder voltar a comunidade que tenho no meu coração. Gosto muito de Toronto, de Montreal e agora estamos aqui no Portugalo em Mississauga, que espero que seja o primeiro evento de muitos, e eu tenho o privilégio de vir encerrar este grande festival”.

 

portugalo - milenio stadium (1)

 

Pela primeira vez, o Portugalo acolheu uma cerimónia de casamento à moda de Lisboa, onde 3 casais deram o nó ou renovaram votos nos Jardins do Jubileu, também em Mississauga. Numa iniciativa inédita no local, os casais tiveram a oportunidade de celebrar o momento sem custos, através de um processo de candidatura. Maria de Fátima Esteves, a organizadora, confessa que “sempre gostei muito dos casamentos de Santo António, apesar de ter vindo para o Canadá com 13 anos, é uma tradição que eu queria trazer para cá e que conheçam aqui também”.

O evento cultural decorreu durante todo o dia de sábado, mostrando a cultura portuguesa não só aos residentes de Mississauga e região de Peel, mas a toda a Grande Área de Toronto.

Telma Pinguelo/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER