Comunidade

Exercite-se e ajude quem precisa. Inscreva-se para a Luso Virtual Volta!

milenio stadium - volta luso 2021

 

Ajudar aqueles que mais precisam pode ser divertido, saudável e claro, recompensador. Juntar pessoas ou equipes para realizar alguma atividade física, doar a quantia que puder, e dessa forma contribuir para uma importante causa é o objetivo da “Luso Virtual Volta”, tradicional evento de angariação de fundos realizado pela “Luso Canadian Charitable Society” (LCCS). E pelo segundo ano consecutivo a iniciativa será realizada virtualmente, a maneira encontrada para que as pessoas possam seguir contribuindo de acordo com a ordem de confinamento imposta pela província.

A “Luso Virtual Volta” reúne participantes e voluntários dentro e fora da comunidade portuguesa no Canadá. A ideia é que as pessoas, individualmente ou integrando uma equipe, participem à maneira delas: seja correndo, caminhando, pedalando ou conduzindo uma motocicleta. Para facilitar a participação do público o evento não é realizado apenas em um único dia, mas sim durante seis semanas, então de 10 de junho a 18 de julho, os inscritos compartilham as fotos e vídeos nas redes sociais, usando as hashtags #lusovirtualvolta e #lusocharities, realizando as suas atividades físicas preferidas quando e aonde for mais conveniente para eles. As pessoas e times que conseguirem realizar as maiores doações serão presenteados com prêmios.

A CEO e diretora-executiva da Luso Canadian Charitable Society, Heather Grand, destacou: “Ficamos muito satisfeitos com os resultados da nossa edição da Volta Luso Virtual do ano passado, arrecadamos $415,000. E neste ano o objetivo é chegar aos $450,000. Acredito que isso será possível porque agora as pessoas já estão mais acostumadas com eventos virtuais, então cremos que ainda mais participantes e equipes vão se registar e desfrutar de atividades físicas enquanto ajudam”.

Neste ano a “Volta Luso” é dedicada a uma lenda de Mississauga, Hazel McCallion, que comemorou 100 anos de uma vida dedicada ao serviço público, sendo reconhecida como uma defensora permanente das pessoas com deficiência e alguém que sempre apoiou a organização. Uma pintura a óleo original dela foi encomendada pela LCCS e será reproduzida em cópias de edição limitada. Esses quadros serão autografados por McCallion e colocados à venda. A renda obtida será revertida para a organização. Um jardim no Luso Support Centre Peel será construído em homenagem a personalidade centenária.

A LCCS, organização que há 18 anos oferece ajuda e capacitação para pessoas com deficiências físicas e intelectuais e suas famílias, conta com três centros de atendimento localizados em Toronto, Mississauga e Hamilton. Reinventar as formas de atuar junto à comunidade tem sido uma constante para a instituição, que durante essa pandemia continuou desenvolvendo seu trabalho de ajuda e apoio aos frequentadores. As atividades que antes eram presenciais foram substituídas pelos programas virtuais e o contato com os frequentadores e suas famílias se deu através de vídeo-chamadas, visitas, entregas de kits de atividades, alimentos, dessa forma assegurando a saúde física e mental de todos.

Aqueles que quiserem participar podem se inscrever online na página lusovolta.org ou ligar para 416-761-9761.
A CEO e diretora-executiva destaca a importância da contribuição continuada da comunidade luso-canadiana neste evento, bem como nos outros realizados pela organização ao longo do ano: “Nós agradecemos muito a comunidade pela generosidade que tem demonstrado desde sempre a organização para apoiar aqueles que vivem com deficiências e suas famílias”, disse Grand. E lembra que uma das campanhas que está sendo realizada atualmente busca disponibilizar moradia para alguns utentes. Para contribuir para esta causa podem visitar a página: “A Home for Teddy and Friends”, uma iniciativa de arrecadação de verba no GoFundMe idealizada por um dos frequentadores.

Lizandra Ongaratto/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER