Comunidade

Direção do Portuguese Cultural Club de Vaughan festeja aniversário

Entrada de novos elementos é sinal de vitalidade

Luis Aparício
Jornalista

A direção do Portuguese Cultural Club de Vaughan (PCCV), que vai completar sete anos de existência, em março de 2018, organizou mais uma festa de celebração do aniversário do rancho folclórico adulto “Os Antigos” e do grupo infantil “As Estrelas”, ambos sob sua responsabilidade.
A principal nota de destaque é a entrada de novos elementos (o mais pequenino tem dois anos de idade) para os grupos folclóricos, um sinal de vitalidade que deixa boas perspetivas para o futuro imediato deste clube.
“Este ano, encontrei 12 elementos para o grupo adulto”, sublinha o ensaiador Valter Ferreira. Um problema ainda por resolver, continua a ser a falta de um acordeonista que impede a “tocata” ao vivo.
Uma vez mais, Ferreira fez um balanço globalmente positivo do ano, com a coletividade a preparar já a sua participação na parada do Pai Natal em Vaughan, cidade a norte de Toronto. E depois, descansar um bocadinho, antes de recomeçar em força no início do ano, procurando diversificar a sua rede de contactos para atuações fora do Ontário e alimentar a escola portuguesa e as atividades do “soccer camp”.
Para Milene Ferreira, diretora da cultura do PCCV e uma das ensaiadoras do rancho folclórico infantil, a entrada de novos elementos deve-se essencialmente ao “passa-a-palavra” e, no caso das crianças, ao incentivo dos pais.
Este ano, os responsáveis surpreenderam com três barraquinhas montadas no interior do salão de festas da Local 183, em Toronto. Numa delas, duas jovens da direção, trajadas para dançar no rancho adulto, vendiam tremoços, pevides, bolos de ferradura e cavacas. Uma forma “saborosa”, entenda-se, de angariar fundos para ajuda na compra e arranjo de trajes dos ranchos, bem como para suportar outras atividades que o clube venha a desenvolver. O rancho “Os Antigos” foi fundado em 14 de novembro de 1998. Os elementos trajam, dançam e cantam como o povo da Alta Estremadura, entre os anos 1890-1920. São membros ativos da Federação de Folclore Português desde maio de 2002.O rancho folclórico infantil “As Estrelas” foi fundado em 20 de abril de 2007. As crianças (dos 3 aos 12 anos) são trajadas ao estilo da Alta Estremadura, Portugal.
A festa, realizada na noite de sábado (28 de outubro), iniciou com as atuações dos ranchos folclóricos. O baile foi animado por Mexe-Mexe, conjunto musical que existe há mais de uma década.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER