Saúde & Bem-estar

A base de tudo

Por norma só nos lembramos deles quando eles nos doem, quando estão inchados ou quando uma unha decide encravar.  É verdade: não damos aos nossos pés o amor que eles merecem! E atenção: ter uns pés bonitos é muito mais do que uma questão puramente estética: afinal eles são – literalmente – a base do nosso corpo.

A base de tudo-saude-mileniostadium

Está provado que, à medida que envelhecemos, a probabilidade de desenvolvermos algum tipo de problema (tais como tendinites, joanetes e artrite) nos pés aumenta. E é exatamente por isso que podemos e devemos sempre apostar em cuidados e tratamentos que não só aliviam o desconforto como contribuem para a saúde dos nossos pés. É que para além de extremamente dolorosos, alguns problemas podem inclusivamente limitar a nossa mobilidade e resultar em acidentes, como por exemplo quedas.

Assim, e como diz o ditado, “mais vale prevenir do que remediar” e tomar as precauções e cuidados necessários! Vejam alguns hábitos que todos devíamos adotar para termos uns verdadeiros pés de princesa (ou príncipe!) – saudáveis, bonitos e bem tratados!

Exercitem-se ao longo do dia

Os alongamentos são extremamente importantes para todo o nosso corpo, mas vão ver que vão sentir uma enorme sensação de alívio se ao longo do dia forem fazendo alguns exercícios simples – como agitar os pés, fletir o tornozelo ou alongar os “gémeos” -, que promovem a circulação do sangue e nos relaxam. Experimentem! 

Uma boa higiene é fundamental

Lavar os pés todos os dias e secá-los muito bem depois, não esquecendo nunca o espaço entre os dedos e, de seguida, hidratá-los! Mas atenção: não devem colocar o creme hidratante entre os dedos, já que esta é uma zona por si só com muita humidade – ao aplicarmos creme, estaremos a contribuir para essa mesma humidade, facto que pode resultar no aparecimento de infeções fúngicas (pé de atleta, por exemplo) ou infeções bacterianas das camadas mais profundas da pele.  

Apostem ainda numa boa esfoliação semanal, para remover células mortas e dessa forma aumentar a penetração dos agentes hidratantes. 

Calçado adequado

Se há coisa que não devemos negligenciar é o conforto dos nossos pés – e é por isso que meias e calçado adequados são tão importantes! As mulheres bem sabem o estrago que uns (maus) saltos altos são capazes fazer…Já os chinelos, por exemplo, são um tipo de calçado a evitar, já que obrigam a musculatura do pé a fazer um esforço extra: os dedos tomam uma forma quase de garra para conseguirem suportar o peso do corpo. Deixo-vos ainda uma pequena dica: comprem, sempre que possível, calçado mais perto do final do dia, já que os nossos pés vão inchando durante o dia.

Andar descalço? É melhor não!

Apesar de muitas pessoas se sentirem confortáveis descalças, o que é certo é que sem calçado os nossos pés deixam de ter estabilidade e suporte, potenciando alterações na postura e até lesões.

Pedicure “on point”

Não cortem as unhas de qualquer maneira! Para evitarem que elas encravem devem cortá-las retas e nunca cortar os cantos. Se tiverem unhas muito grossas, utilizem uma lima!

Atenção ao peso!

São vários os impactos que o excesso de peso pode ter na nossa saúde, mas entre eles estão as dores nos pés e outros problemas como a artrite. A má circulação sanguínea, diabetes, entre outros, também podem levar à perda de sensibilidade nos pés.

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER