Comunidade

Associação Cultural do Minho celebrou Dia de Reis

CASINHA - ACMT 07

É uma tradição portuguesa ancestral que, há mais de 40 anos, acontece também na Grande Área de Toronto – o cantar dos Reis ou cantar das janeiras. A Associação Cultural do Minho de Toronto foi uma das organizações comunitárias que este ano voltaram a celebrar a cultura portuguesa logo a abrir o novo ano.

Paulo Pereira, o presidente da Direção da ACMT, explicou-nos o que a sua associação faz nesta altura do ano – “nós portugueses celebramos sempre o Dia de Reis, dia 6 de janeiro. Assim, mantemos a nossa tradição aqui no Canadá. Entre o Natal e o Dia de Reis saímos e vamos de porta em porta, nos comércios, fazendo uma adaptação da tradição portuguesa de cantar os reis nas casas particulares. Esta tradição aqui na comunidade portuguesa já tem mais de 40 anos, há registos de se cantar os Reis nos anos 70. Hoje em dia mantemos esta tradição mais como forma de agradecimento a quem nos apoia, dia após dia, semana após semana, para realizarmos os eventos e programas culturais que nós temos na nossa comunidade. No fim de contas é agradecer, logo a abrir o ano, a quem nos apoiou no ano anterior e esperar que nos continuem a apoiar ano após ano”.

No passado sábado, dia 13 de janeiro, no salão da LiUNA Local 183, os Reis foram celebrados com um jantar e muita música – “esta noite temos aqui a LusoCanTuna, celebrando as harmonias, as vozes, vai ser a primeira atuação. Um grupo jovem que mantém também uma bela tradição portuguesa, depois vamos ter um Tributo aos Reis – os três Reis Magos vão entrar na sala, vamos ter nossa Rusga (Raízes do Minho) que durante a semana passada cantou em 20 e tal locais e ainda vamos ter dois grandes artistas – o Paulinho do Minho e o Daniel Almeida, tocadores de concertina e a fechar a noite a Karma Band”.

 

 

Presentes na ocasião, Manuel DaCosta e Vitor Silva da Direção da Magellan Community Charities foram convidados para subir ao palco e fazer a apresentação do projeto Casinha. O presidente da Magellan, Manuel DaCosta, explicou que entre outros objetivos, esta Casinha pretende fazer chegar o futuro Lar de Idosos Magellan mais próximo de toda a comunidade – “a ideia da casinha é por um lado, angariar alguns fundos, mas por outro lado, a Casinha pretende dar a conhecer à comunidade o projeto Magellan, para ficarem a saber mais alguma coisa sobre esta obra. 2024 é um ano que para nós é muito, muito importante. É neste ano que vão sair do terreno as fundações do prédio e começar as paredes. Nós temos estado à espera de que isto aconteça há muito tempo. Por isto, este vai ser um ano de nervosismo, mas ao mesmo tempo de satisfação por vermos que este projeto se está a concretizar. Às vezes o povo tem que ver para acreditar. Nós temos que provar que o nosso trabalho e o nosso esforço para o projeto seguir para a frente está realmente a acontecer, não são só palavras que se dizem nuns discursos. Nós queremos que as pessoas não só vejam para acreditar, mas que participem também. Se não houver participação para nos encorajar a andar para a frente é um pouco chato.”
Nunca é demais lembrar que os membros da Direção deste grandioso projeto, que está a construir o primeiro Lar de Idosos culturalmente dedicado à comunidade portuguesa, são todos voluntários, que dão de si muito tempo e dedicação a esta causa. Sem qualquer benefício próprio.

A finalizar a nossa reportagem ficámos ainda a saber quais serão os grandes momentos do plano de atividades da Associação Cultural do Minho de Toronto, neste ano de 2024. Paulo Pereira salientou alguns eventos importantes – “no mês de maio vamos a Winnipeg, na província de Manitoba, celebrar o 50º aniversário da Casa do Minho de Winnipeg. Duas semanas depois vamos a Newark ao festival de folclore do Rancho Folclórico Sonhos de Portugal, mas obviamente que o grande destaque é sempre para o nosso Santoinho, a nossa maior festa, que já tem um historial de 27 anos aqui no Canadá. Contamos com o apoio da Fundação Santoinho de Portugal. Vamos continuar a tentar fazer esta festa maior e melhor todos os anos”.

Madalena Balça/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER