EURO2020

Ronaldo e os recordes

Cristiano Ronaldo é conhecido pelo seu indiscutível talento, pelas suas inúmeras conquistas mas também pelo seu espírito inconformado. O internacional português quer sempre ser mais e melhor e trabalha incansavelmente para alcançar esse objetivo. O quebrar de recordes é, segundo o próprio, um hobbie – se assim lhe podemos chamar – que lhe dá bastante gozo. Fomos então à procura de alguns que o capitão da nossa seleção já possui, de alguns números que pode ainda melhorar e de outras e novas proezas que pode ainda conseguir alcançar nesta competição europeia.

 

Cristiano Ronaldo - grafico 5 - milenio stadium

 

Maior número de jogos (incluindo qualificação)

Gianluigi Buffon é quem detém, neste momento, este recorde: com qualificação e fases finais incluídas soma 58 jogos. O português precisa então de apenas mais três jogos para ultrapassar o italiano, sendo que se Portugal chegar à final Cristiano pode terminar a prova com um total de 63 jogos. Os 56 atuais dividem-se em 36 vitórias, 12 empates e oito derrotas.

  • 58 Gianluigi Buffon (Itália)
  • 56 Cristiano Ronaldo (Portugal)
  • 51 Mario Frick (Liechtenstein)

Mais golos apenas num jogo na fase final

Cristiano ainda não conseguiu a proeza de apontar um hat-trick num Europeu. Ainda assim, já conta com vários ao serviço de Portugal – nove, mais concretamente. Em duas ocasiões, chegou a marcar quatro golos!

Jogador mais velho a marcar numa final

Cristiano tem apenas de superar Bernd Hölzenbein, que fez de cabeça, em 1976, o golo do empate entre a República Federal da Alemanha e a Checoslováquia, forçando o prolongamento e posterior desempate por marcação de grandes penalidades, altura em que o penálti de Antonín Panenka ficou eternizado. Hölzenbein tinha 30 anos e 103 dias, Ronaldo terá 35 anos e 158 dias no dia 11 de julho, data da final do Euro2020.

Maior número de golos em fases finais

A estreia de Ronaldo pela seleção portuguesa num Europeu de futebol aconteceu no dia 12 de junho de 2004, frente à Grécia. Se bem se lembram, esta edição foi disputada em Portugal e foi, seguramente, uma das melhores exibições de sempre da seleção portuguesa, caindo apenas na final… frente à Grécia!
Bem, mas no jogo de 12 de junho de 2004 Cristiano Ronaldo não só se estreou com a camisola das quinas como também apontou o seu primeiro tento ao serviço de Portugal. Daí até aos dias de hoje marcou mais oito em 21 jogos disputados em fases finais. Assim, no Euro2020 Cristiano parte em igualdade com Michel Platini, cujos nove golos foram todos apontados no Euro ‘84.

  • 9 Cristiano Ronaldo (Portugal)
  • 9 Michel Platini (França)
  • 7 Alan Shearer (Inglaterra)

Múltiplas vitórias do EURO como capitão

Se Portugal voltar a erguer o troféu este ano e Ronaldo envergar a braçadeira, juntar-se-á a Iker Casillas (2008 e 2012) como os únicos a terem capitaneado uma equipa que conquistou dois títulos do EURO.

Melhor marcador internacional pela seleção

A nível global, Cristiano apenas fica atrás do iraniano Ali Daei, que apontou 109 golos pela seleção do Irão.

 

Cristiano Ronaldo - grafico 6 - milenio stadium

 

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER