Preço do leite no Canadá pode voltar a aumentar em setembro

O preço do leite no Canadá pode voltar a aumentar pela segunda vez este ano por causa do aumento dos custos de produção.
Com a subida da inflação os produtores canadianos dizem que não conseguem absorver o aumento dos custos sozinhos.
Em menos de um ano, os custos dos fertilizantes aumentaram 44%, o combustível aumentou 32% e a ração animal aumentou 8%.
Mas especialistas de consumo garantem que os consumidores não podem pagar um novo aumento de preços e temem que o retalho atinja valores insustentáveis e que com isso aumente a insegurança alimentar a nível nacional.
A Comissão Canadiana de Lacticínios afirmou numa nota de imprensa que recebeu um pedido da Dairy Farmers of Canada no final de Maio para permitir um novo aumento a título excecional.

Os produtores estão a pagar desde o início de fevereiro mais 2 cêntimos para produzirem 1 litro de leite. A Comissão diz que vai realizar consultas e promete tomar uma decisão a meados de junho.
Se o aumento for aprovado os consumidores deverão começar a senti-lo na carteira a partir de 1 de setembro. O preço dos laticínios é normalmente revisto uma vez por ano no Canadá.
Milénio Stadium
Redes Sociais - Comentários