BlogSaúde & Bem-estar

UM DELICIOSO REFRESCAR

UM DELICIOSO REFRESCAR-milenio-saude
Credito: DR

 

Não há dúvida que existem pessoas que lidam melhor com o calor do que outras: ainda assim, o cuidado com a hidratação é algo que deve ser transversal a todos nós. E, ainda que possamos não pensar nisso de forma automática, uma fantástica e deliciosa forma de repormos ou equilibrarmos os níveis de água no nosso corpo é comendo um gelado! Afinal, um gelado no verão sabe tão bem quanto um chocolate quente no inverno, verdade? Mas claro… não é qualquer gelado! A maior parte daqueles que vemos à venda em cafés ou supermercados provavelmente serão grandes inimigos da dieta e com baixo valor nutricional, portanto o melhor é jogar pelo seguro e fazer o nosso próprio gelado em casa! 

Ao optarmos por fazê-lo, podemos controlar os ingredientes utilizados e por isso mesmo criar versões mais nutritivas e menos calóricas do que as tradicionais sobremesas ou snacks gelados. 

Calma! Não desistam já à partida da ideia – se pensam que precisam de ter máquinas específicas para este efeito desenganem-se: o processo é bem mais simples do que possam imaginar!

Neste artigo apresentamos diferentes opções de receitas de gelados deliciosos e saudáveis que podem preparar com muito pouco esforço – ou nenhum… – no conforto da vossa própria cozinha. Vão ver que é muito fácil satisfazer aquela vontade de comer um docinho sem prejudicar a vossa saúde e bem-estar!

Do tradicional gelado de stracciatella até uma combinação menos convencional como o abacate e menta, com certeza vão encontrar um docinho (sem culpa) que vos vai refrescar e deliciar.

Gelado de cereja

Para esta receita só precisarão de uma banana e seis cerejas! Comecem por cortar as bananas às rodelas, retirar o caroço das cerejas e coloquem tudo no congelador, pelo menos 12 horas. Depois triturem tudo num robot de cozinha até obterem um creme e vertam em formas, levando ao congelador durante, pelo menos, uma hora. 

Gelado de abacate e menta

Numa liquidificadora coloquem dois abacates, uma lata de leite de coco (que devem colocar no frigorífico no dia anterior), uma banana, duas colheres de sopa de sumo de limão e quatro a cinco folhas de menta. Triturem tudo muito bem e coloquem o preparado numa forma de bolo inglês. Levem ao congelador durante, pelo menos, quatro horas. Depois, antes de servir, mantenham o gelado em temperatura ambiente durante 10 minutos antes de servir, para conseguirem uma melhor textura. Podem ainda juntar pepitas de chocolate ou, caso queiram um gelado mais doce, adicionar duas colheres de sopa de xarope de ácer ou tâmara.

Gelado de manteiga de amendoim

Fãs de manteiga de amendoim? Então têm mesmo que experimentar este gelado! Só precisam de colocar duas bananas congeladas, duas colheres de sopa de manteiga de amendoim e 50 ml de água, bebida vegetal ou leite magro numa liquidificadora e triturar. Depois é só levar ao congelador e servir fresco. Uma delícia!

Gelado de manga e coco

Não podia ser mais simples: coloquem um abacate, uma manga madura, um iogurte natural e duas colheres de sopa de coco ralado numa liquidificadora ou robot de cozinha e triturem. Levem ao congelador e deliciem-se!

Gelado de abacate e pêssego

Numa liquidificadora triturem um abacate e três pêssegos – podem adicionar um pouco de água, bebida vegetal ou leite para ajudar a triturar e obter uma mistura mais homogénea. Depois é só colocar numa tigela e levar ao congelador.

Gelado de melancia

Fresco, fácil e delicioso: cortem melancia aos quadrados e triturem num robot de cozinha durante 20/30 segundos. Encham forminhas de gelado até pouco mais de metade e levem ao congelador.

Depois triturem dois kiwis 30 seg e reservem.

Quando a melancia já tiver solidificado acrescentem um pouco de iogurte, depois o kiwi e levem novamente ao congelador.

Gelado de baunilha e coco

Cortem três bananas congeladas às rodelas e triturem, juntamente com dois punhados de flocos de coco e meia colher de chá de essência de baunilha, até conseguirem um preparado homogéneo.

Gelado de stracciatella

Triturem duas bananas congeladas com quatro colheres de sopa de iogurte grego. Depois juntem chocolate picado a gosto e está pronto para servir!

Inês Barbosa/MS

 

Leia outros artigos do Saúde & Bem-Estar, aqui!

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER