Comunidade

Noite de Gala na Casa do Açores do Ontário

Por: Avelino Teixeira

Sob a Presidência da professora Suzanne Cunha, aquele Rincão Açoriano foi Anfitrião do Encontro e Encerramento do XX Concelho Mundial das Casas do Açores, participado por representantes das Casas de Lisboa, Rio de Janeiro, S. Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Hilmar, Quebeque, Casa dos Açores do Norte, Nova Inglaterra, Winnipeg, Algarve, Uruguai e Bermuda.

Fátima Bento, que animadamente conduzia as cerimónias, no início saudava os convivas e pedia atenção para a entoação dos hinos do Canadá, Portugal e Autonomia Açoriana que iriam ser tocados pelo equipamento de som de Tony Silveira que mais tarde haveria de proporcionar o entretenimento. Depois invocava a bênção para a comida que ia ser servida.

Presentes no jantar estavam os cúmplices do XX Concelho: Direção Regional das Comunidades; Diretor Paulo Teves, Dra. Ivone Pacheco e Dra. Sofia Malaquias. Dra. Teresa Viveiros. Os Deputados José San-Bento, António Viveiros, Artur Lima, Paulo Estêvão e Marisol Ribeiro. Representantes das casas açorianas; Eduardo Coelho, Fernando Fagundes, Jaime Bettencourt, Benjamim Moniz, Ponciano Oliveira, Rogério Medeiros, Nélia Alves – Guimarães, João e Maria Melo, Ana Santos, Carlos Moreirinha, Sérgio Ferreira, Célia Silva, Gladys Dias, Andrea Moniz de Sousa, Rui Pereira, Jorge Rita, Dra. Paula Medeiros, Artur Lima, as Deputadas Cristina Martins e Julie Dzerowikz, e a Conselheira da Câmara Municipal de Toronto Ana Bailão.

Numa sala repleta de gente vestida a rigor, Suzanne Cunha fazia a sua apreciada alocução resumindo as atividades que tiveram lugar durante o encontro, referindo-se ao apreço dos trabalhos e suas conclusões, e afirmando que sentira um grande peso sobre os seus ombros ao aceitar o convite para com a Casa dos Açores do Ontário assumir a presidência do XX Encontro Mundial das Casas Dos Açores “uma responsabilidade que simultaneamente me deu o prazer e o ensejo de conviver com os meus homólogos e de com eles aprender”. Mais tarde, ela haveria de entregar o Estandarte da CMCA a Célia Silva da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul que será a Anfitriã do XXI Concelho Mundial das Casas dos Açores em 2018.

Depois, o Dr. Paulo Teves referia à importância do XX Concelho em questão, a hospitalidade da Casa dos Açores do Ontário, à presença das treze representações açorianas, e ao valor da Açorianidade e sua manutenção.

Vasco Pernes e Rui Machado apresentaram um breve mas interessante segmento em vídeo das atividades durante os trabalhos fazendo questão de informar que no decorrer dos mesmos vários segmentos foram enviados para a RTP.

No final do jantar, foram entregues medalhas de mérito CMCA/ALRA 2017 a Maria Conceição Casimiro, Dra. Suzana Amaral, José Gomes em representação da Local 183, e um certificado de apreço e reconhecimento pela distinção do produto de qualidade à Federação Agrícola dos Açores ali representada por Gil Rita.

O evento realizado com “cabeça tronco e membros” e que mais uma vez realça a importância e a prevalência da Casa Dos Açores do Ontário era patrocinado pelo Governo Regional dos Açores, Azores Air Lines, Caixa Geral de Depósitos, Liuna Local 183, J.G. Land Scaping & Snow Removal, Pavão Meets & Deli, Dundas Woodwindows e Cardinal Funeral Homes.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER