BlogMundo

Buscas na casa de praia de Biden em Delaware

US-POLITICS-BIDEN - milenio stadium
US President Joe Biden steps off Air Force One upon arrival at Andrews Air Force Base in Maryland on January 31, 2023. – Biden travelled to New York to speak on how the Bipartisan Infrastructure Law will provide funding for the Hudson River Tunnel project. (Photo by Mandel NGAN / AFP)

 

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está a realizar uma nova busca à casa do presidente norte-americano para tentar encontrar mais documentos confidenciais, informou, esta quarta-feira, o advogado pessoal de Joe Biden.

“Hoje, com o total apoio e cooperação do Presidente, o Departamento [de Justiça] está a conduzir uma busca à sua casa em Rehoboth, Delaware”, anunciou o advogado, Bob Bauer, em comunicado.

A busca, que segundo a imprensa está a ser realizada por agentes do FBI (agência dependente do Departamento de Justiça), está a ser conduzida “de acordo com os procedimentos padrão” do Departamento e “respeitando [a necessidade de] segurança e integridade operacionais”, referiu o advogado, acrescentando que o Presidente concordou em cooperar.

Até agora, nenhum documento foi encontrado nesta casa, mas foram encontrados alguns na morada de Biden em Wilmington, Delaware, e no seu escritório particular, situado no laboratório de ideias Penn Biden Center, em Washington.

Segundo foi avançado em janeiro, a equipa do Presidente encontrou, em novembro, documentos sensíveis e confidenciais da época em que Joe Biden foi vice-presidente de Barack Obama (2009-2017) e de quando foi senador (1973-2009).

Desde então, o Governo dos Estados Unidos anunciou várias vezes a descoberta de mais documentos e, a 12 de janeiro, o secretário da Justiça, Merrick Garland, avançou com a nomeação do conservador Robert Hur como procurador especial para analisar os papéis classificados como secretos e encontrados em locais privados.

Há poucos dias, foi também divulgada a descoberta de documentos na casa do ex-vice-presidente Mike Pence, situação que, somada aos papéis encontrados na mansão de Donald Trump, obrigou o Arquivo Nacional dos Estados Unidos a pedir a todos os ex-presidentes e ex-vice-presidentes do país para rever os seus registos pessoais a fim de determinar se têm documentos confidenciais.

“A responsabilidade de cumprir a Lei de Registos Presidenciais – o regulamento que obriga à entrega de todos os documentos de uma administração ao Arquivo Nacional – não diminui quando um governo termina”, explicou a entidade.

Tanto a Casa Branca como o próprio Biden têm sublinhado a sua total disposição para colaborar nas investigações do Departamento de Justiça e tentaram distanciar-se do caso dos documentos confidenciais encontrados pelo FBI na mansão do ex-presidente Donald Trump (2017-2021), em Mar-a-Lago (Flórida).

JN/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER