África

Secretário-Geral da ONU visita Moçambique a 11 deste mês

O secretário-geral da ONU chega a Maputo no próximo dia 11 de Julho para uma visita de trabalho. António Guterres vai reunir-se com as autoridades moçambicanas e com sobreviventes dos ciclones Idai e Kenneth, que atingiram algumas regiões daquele país lusófono.

O propósito da viagem de Guterres é fazer um balanço das ações de recuperação das áreas devastadas pelas duas tempestades tropicais. O Idai chegou a Moçambique entre os dias 14 e 15 de março. Pouco mais de um mês depois, a 25 de abril, o país foi atingido pelo Kenneth.

Em maio, o Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) estimava que, devido aos desastres naturais, em torno de 2,2 milhões de moçambicanos precisavam de assistência humanitária.
Em finais de abril, o secretário-geral da ONU já tinha dado indicativos de que aceitaria o mais rápido possível um convite feito pelo presidente moçambicano, Filipe Nyusi, para se deslocar àquele país.

Em 11 de julho, Guterres deve iniciar a sua visita em Maputo, com um encontro com Nyusi e altos-funcionários moçambicanos. No dia seguinte, o chefe da ONU segue para a cidade da Beira, epicentro da devastação provocada pelo Idai. Na localidade, o secretário-geral vai reunir-se com sobreviventes, autoridades, funcionários das Nações Unidas e organizações da Sociedade Civil que apoiam o processo de recuperação e reconstrução das comunidades.

Ao longo da sua passagem por Moçambique, o secretário-geral também vai visitar um local de reassentamento para famílias deslocadas pelos desastres naturais.

A resposta humanitária apoiada pelas Nações Unidas envolve centenas de funcionários de diferentes agências. A ONU apoia o apelo orçamentário de 3,2 bilhões de dólares, solicitado por Moçambique para a fase de reconstrução. Em conferência realizada em maio, na Beira, o país recebeu promessas de 1,2 bilhão de dólares da Comunidade Internacional.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), não há registro em Moçambique de duas tempestades de tamanha intensidade para uma mesma temporada.

Jorge Eurico

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER