BlogCanadá

Canadá vai dar a Kiev equipamento militar no valor de 5,4 milhões de euros

MINUTO MILÉNIO - CANADÁ - KIEV
Canada’s Prime Minister Justin Trudeau (C) comments on the on going truckers mandate protest during a news conference on Parliament Hill in Ottawa, Canada on February 14, 2022. – Canadian Prime Minister Justin Trudeau on February 14, 2022 invoked rarely-used emergency powers to bring an end to trucker-led protests against Covid health rules, after police arrested 11 people with a “cache of firearms” blocking a border crossing with the United States. (Photo by Dave Chan / AFP)

 

O Governo canadiano anunciou na segunda-feira a decisão de fornecer armas letais à Ucrânia no valor de 5,4 milhões de euros.

“Tendo em conta a gravidade da situação, e na sequência de discussões com os nossos parceiros ucranianos, aprovei a provisão de 7,8 milhões de dólares [canadianos] em equipamento e munições letais”, disse o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, numa conferência de imprensa.

De acordo com Trudeau, “a intenção deste apoio do Canadá e de outros parceiros é dissuadir mais agressões russas”. De acordo com Otava, este equipamento militar ajudará as forças de segurança ucranianas a defenderem-se contra o “aumento da agressão” por parte da Rússia.

O Governo canadiano disse também que vai disponibilizar um novo empréstimo de 346 milhões de euros à Ucrânia, após ter anunciado um empréstimo de 83 milhões de euros em janeiro. “Não procuramos o confronto com a Rússia, mas a situação está a escalar rapidamente e estamos a mostrar a nossa determinação”, acrescentou Trudeau.

A decisão surge quase 24 horas após ter sido revelado que o Canadá tinha retirado os seus militares da Ucrânia e transferido as suas operações da embaixada de Kiev para Lviv, uma cidade no extremo oeste do país, perto da fronteira com a Polónia.

JN/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER