Saúde & Bem-estar

Entrar nos eixos

healthy-diet-concept-2023-11-27-05-11-35-utc

healthy-diet-concept-2023-11-27-05-11-35-utc

Há quem diga, em jeito de brincadeira – mas com o seu quê de verdade… – que o que nos faz engordar não é aquilo que comemos no Natal ou na passagem de ano… mas sim tudo aquilo que sobra e vamos comendo nas semanas seguintes! Fazendo as contas, é possível que possamos estar até quatro semanas (ou, quem sabe, até mais) a cometer excessos, muitas vezes com a “desculpa” de não deitar comida para o lixo…

Mas há mais: é que durante estas épocas festivas também há alguma tendência para não dormirmos tanto quando devíamos ou até mesmo descurar de algumas rotinas que nos beneficiam tanto física como mentalmente. É claro que isto não quer dizer que não possamos aproveitar o Natal e fim de ano (e todas as deliciosas iguarias que são associadas a esta época) mas agora é tempo de voltarmos a “entrar nos eixos”!
Se por acaso a vontade ainda não é muita ou se vos falta alguma orientação de como retomar os bons hábitos, não se preocupem! Elaborámos um pequeno guia com algumas dicas que podem e devem seguir para começarem 2024 da melhor maneira possível!

Água, água e mais água!

Seja por um possível consumo excessivo de álcool ou de um insuficiente consumo de frutas e verduras, é sempre importante garantir uma hidratação apropriada – e esta pode ser feita de diversas maneiras. Além do simples consumo de água, que deve ser feito diariamente, também os chás (por exemplo de hortelã ou gengibre, que melhoram a digestão) ou os batidos de fruta podem ajudar a repor líquidos e nutrientes essenciais.
Por outro lado, devem evitar o consumo de cafeína.

CUIDAR DA PELE

É o maior órgão do corpo humano e, não raras vezes, aquele que muitas vezes é negligenciado! Para além de uma alimentação mais saudável contribuir para uma pele mais bonita, outros cuidados básicos devem ser tidos. Usar um desmaquilhante e um tónico de limpeza adequados ao vosso tipo de pele, aplicar protetor solar (sim, mesmo no inverno!) e retirar sempre a maquilhagem antes de dormir são apenas algumas dicas simples.
Podem ainda apostar no ácido hialurónico, que para além de ter a capacidade de atingir camadas mais profundas da pele possui ainda um fantástico poder de hidratação.

ESTÁ NA HORA DE NOS MEXERMOS!

Sim… nós sabemos que pode ser uma tarefa bem difícil sair do quentinho do sofá e arranjar motivação para vestir uma roupa de treino para fazer um treino. Apesar disso, vale o esforço já que os benefícios são imensos.
Para começar (e ao contrário do que possam pensar) é uma excelente forma de aliviar a ressaca, já que o exercício físico contribui para o processo de desintoxicação, reduzindo a inflamação, estimulando o sistema natural de desintoxicação (ao transpirarmos eliminamos toxinas e aumentamos a circulação sanguínea, potencializando a remoção de resíduos dos órgãos) e melhorando ainda a função metabólica.
Para começar, experimentem uma caminhada leve, suficiente para movimentar o sistema linfático e oxigenar o cérebro.

UMA DIETA EQUILIBRADA

Depois de todos os excessos é importante voltar a prestar atenção à qualidade dos alimentos que colocamos no prato.

Devemos, portanto, preferir aqueles ricos em antioxidantes, como frutas vermelhas (morangos, mirtilos e amoras) ou cítricas (laranja e limão), nozes e sementes (amêndoas, nozes, chia e linhaça) e folhas verdes (espinafre, couve e rúcula), já que estes têm a capacidade de neutralizar radicais livres e reduzir o stress oxidativo.
É também importante incluir frutas e vegetais ricos em fibras, como maçã, pera, aveia ou brócolos, como forma de manter a saúde do intestino, combater e prevenir doenças, como a prisão de ventre, obesidade e diabetes e doenças cardiovasculares.

DESCANSAR

Por fim – mas não menos importante – é importante descansarmos convenientemente. Uma boa noite de sono tem diversos benefícios, entre eles a melhoria do humor, regulação do intestino e regeneração muscular. Praticar ioga e meditação também é uma excelente forma de relaxar e aprender a lidar com o stress diário.

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER