Saúde & Bem-estar

Caía dos céus

cdeed0a-170205-aproveitar-agua-da-chuva

 

E assim, num abrir e fechar de olhos, dissemos adeus aos dias ensolarados e deparamo-nos agora com dias típicos de outono, com temperaturas mais baixas, que já convidam a que comecemos a optar por roupas mais quentes e aconchegantes, ruas decoradas com folhas em tons alaranjados que caem das árvores, dias mais curtos (e para alguns mais “tristonhos”) e, é claro, a chuva. Apesar de nem todos serem amigos dela – convenhamos que, por exemplo, realizar tarefas que impliquem andar na rua com tempo chuvoso não é particularmente agradável – a sua chegada é de enorme importância para fazer face à situação de seca severa que se vai registando um pouco por todo o mundo.

Mas essa não é a única vantagem associada à chuva.

Apesar de poder ser algo óbvio para algumas pessoas, para outras o reaproveitamento da água das chuvas ainda pode trazer consigo algumas dúvidas – começando logo pelo facto de se poder, ou não, realmente reutilizar a mesma. E podemos começar já por aí: sim, podemos e devemos fazer o reaproveitamento deste bem que tantas vezes é desperdiçado por grande parte da população. Apesar de algumas casas já contarem com sistemas avançados e bastante eficazes de captação de água das chuvas, como por exemplo tanques subterrâneos os cisternas, este processo pode ser feito por todos: basta que utilizem, por exemplo, baldes, garrafões ou outro tipo de recipiente.

Num momento em que nos é pedido que façamos um uso consciente da água, porque não aproveitarmos a que, literalmente, cai dos céus? E se acham que os usos que podemos fazer da mesma são limitados desenganem-se! Neste artigo fizemos uma pequena seleção de diferentes situações em que podem dar uma nova vida à água da chuva.

Uma nova – e mais sustentável – descarga de autoclismo

Parece um gesto inocente, mas uma simples descarga de autoclismo pode gastar cerca de 10 litros de água. E se esse número, por si só, já é impressionante, multipliquem-no pelo número de vezes que ele é repetido em nossas casas… Uma forma de poupar é utilizar a água proveniente da chuva.

Lavar o carro

É mais uma rotina que gasta imensa água – dependendo, claro está, da sujidade ou do tamanho do veículo, lavar o carro pode gastar até 260 litros de água. Assim, poderá ser uma boa ideia utilizar nesta tarefa a água que recolher destas chuvas de outono.

Lavar roupa delicada

Sabem aquelas peças de roupa que temos algum receio de colocar na máquina, por serem de um tecido mais delicado e, por isso mesmo, termos medo de as estragar? A água da chuva pode e deve ser usada para lavar essas mesmas peças à mão! O mesmo se aplica à roupa com nódoas difíceis que necessita, por exemplo, de ficar de molho.

E depois de lavar… passar a ferro!

Depois de lavadas e secas, a maioria das peças de roupa necessitam de ser passadas a ferro. Assim, já sabem como encher o depósito do ferro: isso mesmo, com a água que armazenaram da chuva!

Limpezas domésticas

Não precisamos de pensar muito para chegarmos à conclusão que durante as limpezas domésticas também necessitamos de um volume considerável de água: seja para encher o balde da esfregona, limpar vidros ou outro tipo de superfície, a água da chuva é mais do que apropriada… e fará com que poupemos na fatura da água ao final do mês!

Cuidar do jardim

Aqui não há como errar: podem e devem usar a água da chuva para regarem plantas, flores ou até uma horta. Na realidade, as plantas preferem a água da chuva (livre de cloro) à água da rede.

Higiene dos patudos

Quando o assunto é poupar, todos podem e devem participar – e quando dizemos todos, são mesmo todos! Quando chegar a altura de fazer a higiene dos amigos de quatro patas aí de casa, utilizem água da chuva para lhes dar banho!

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER