Saúde & Bem-estar

Assustadoramente Ecológicas

abobora-850x514

 

O dia mais assustador do ano está quase a chegar: vampiros, zombies, bruxas e todas as outras criaturas que possam imaginar – e que, claro, nos causem arrepios e vontade de correr para bem longe delas – saem à rua para bater às portas e deixar à consideração de cada um se prefere doçura… ou travessura. E por falar em travessuras… nesta época, elas podem não se ficar pelas pequenas maldades levadas a cabo pelas crianças – é que as decorações de Halloween têm-se tornado cada vez mais populares em todo o mundo e, apesar de impressionantes, podem também gerar muito desperdício.

Como todas as “desculpas” são boas para ajudarmos o ambiente e garantirmos um amanhã melhor, decidimos reunir uma série de propostas de decorações de Halloween – todas elas ecológicas! São, ainda, uma boa oportunidade de juntar toda a família e passarem bons momentos juntos a, por exemplo, decorar uma abóbora ou a fazer uma aranha gigante com jornais!

A TÍPICA ABÓBORA

São cada vez mais comuns as abóboras de plástico, alusivas a esta época, que compramos num supermercado ou loja. Mas nada se pode comparar à divertida experiência de decorar uma abóbora – das verdadeiras, é claro! Não se esqueçam que o interior da abóbora pode ser armazenado e posteriormente utilizado para fazer compotas, cremes ou bolos! Já estão convencidos?

OS PACOTES DE LEITE TAMBÉM PODEM SER ASSUSTADORES

Ao invés de comprarem lanternas para espalhar pela casa ou até pelo jardim, experimentem guardar os pacotes ou jarros de leite e com eles fazer lanternas-fantasma!
Vão precisar de:

  • Pacotes ou jarros de leite
  • Marcador permanente de cor preta
  • Uma faca
  • Luzes led (podem, por exemplo, usar as de decoração de natal)

Comecem por desenhar rostos assustadores nos pacotes/jarros de leite com o marcador. Depois, façam um buraco na parte de baixo do pacote/jarro – grande o suficiente para conseguirem fazer passar pelo mesmo as luzes.

LUZES FANTASMAGÓRICAS

Estas luzes podem ter tanto de assustadoras como de adoráveis… E ainda por cima são muito fáceis de fazer! Precisam de:

  • Um conjunto de Luzes LED
  • 1 peça de roupa ou um pano de cor branca (de preferência que já não usem ou que fosse para o lixo)
  • Tesoura
  • Marcador preto
  • Fita (ou restos finos de tecido)

Estendam o tecido e desenhem, com o marcador, círculos – podem fazê-los com a ajuda de um copo. Recortem os círculos e façam um furo no centro de cada um deles – será por aí que vai passar a lâmpada. Depois, num dos lados, desenhem dois olhos e uma boca de fantasma.
Passem cada uma das lâmpadas pelo buraco central do tecido e apertem o tecido com um pouco de fita (cerca de 4cm). Se necessário, recortem o excesso de fita.

MÁSCARAS RECICLÁVEIS

À procura de um disfarce de última hora? Estas máscaras são a solução ideal!
Estes são os materiais de que vão precisar para as fazer:

  • Caixas de cartão
  • Fita cola
  • Tesoura
  • Marcadores

Recortem uma tira de cartão – de forma a que este dê a volta à vossa cabeça – e depois colem as pontas. Desenhem dois buracos (na zona dos olhos) e recortem. Depois é só usar a imaginação e criar a máscara mais assustadora que conseguirem – seja ela um monstro, uma caveira ou, quem sabe, um palhaço.

ARANHA GIGANTE

Para fazerem uma aranha gigante que vai com certeza assustar muitas pessoas precisam de:

  • Sacos de lixo pretos
  • Folhas de jornal
  • Cartolina branca
  • Fita adesiva de cor preta
  • Fio/linha de cor preta

Encham um dos sacos com folhas de jornal até que este ganhe a forma do corpo da aranha e amarrem com o fio/linha. Façam o mesmo para a cabeça da aranha – mas desta vez encham menos o saco – cerca de um terço. Juntem o corpo com a cabeça, com a fita adesiva. Para fazer as patas, podem enrolar algumas folhas de jornal em forma de canudo. Depois colem cada uma delas num saco do lixo e enrolarem com a fita adesiva preta. Finalmente, cortem a cartolina com a forma dos olhos e da boca e colem na aranha.

SANGUE FALSO

O sangue falso é um dos produtos mais procurados nesta época: mas sabiam que ele pode ser feito com sumo de beterraba?
Misturem-no com cacau em pó e amido de milho, até obter uma consistência pastosa. Se for mais grosso, como sangue coagulado, há menor risco que este escorra. Por outro lado, se deixarem mais líquido, dá um aspeto de sangue fresco.
Esta receita, feita com ingredientes baratos e acessíveis, não agride a pele; é fácil de retirar, não mancha a roupa e é vegana!

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER