Poesia completa de José Saramago reunida num volume
Os três únicos livros de poesia de José Saramago vão integrar o volume “Poesia completa”, uma edição da Assírio & Alvim que já está em pré-venda, embora só chegue às livrarias na próxima semana.
José Saramago estreou-se na poesia em 1966, ano em que completava 44 anos de vida, com a publicação de “Os poemas possíveis”. Em 1970, publicou o seu segundo livro denominado “Provavelmente Alegria”, como um seguimento da primeira obra, estando esta questão explanada no prólogo: “Desenvolvendo e depurando o tratamento de temas que já vinham de ‘Os Poemas Possíveis’, se abre a orientações novas que o aproximam do poema em prosa”.
Por fim, numa passagem muita breve pela poesia, lança, um ano após o 25 de Abril (1975), o “O ano de 1993”, que conta com 30 poemas que relatam de um modo tanto realista como metafórico, o regime ditatorial. “Poesia Completa” reúne assim estes três livros, não tão conhecidos da obra de Saramago, e ainda oferece ao leitor um texto inédito a descobrir. Já se encontra disponível a pré-venda, sendo enviado o exemplar no dia do seu lançamento, 20 , onde já poderá também adquiri-lo nas livrarias.
O crítico literário Fernando J.B. Martinho, no posfácio à obra, deixa uma pequena resenha: «Da sua poesia se pode dizer o que Sena disse da de Gedeão, outro nome de revelação poética tardia, quando nela assinalou a confluência de muitas das “conquistas expressivas do modernismo”.
JN/MS
Leia também: Caminho das Estátuas: Camões em Saramago
Redes Sociais - Comentários