Comunidade

Banda atuou no Small World Music Centre e na Noite Terceirense Myrica Faya apresentam-se ao público de Toronto

Luis Aparício
Jornalista

Os elementos que compõem a banda Myrica Faya deram mais um passo na sua internacionalização ao atuar no Small World Music Centre, um novo centro comunitário em Toronto para a música global, por onde já passaram também nomes da música portuguesa como Mariza e os Deolinda.
O concerto, realizado na noite de sexta-feira, 20 de outubro, antecedeu um outro espetáculo no dia seguinte, na denominada “Noite Terceirense, no Brampton Fairgrounds, Caledon, Ontário.
Dois momentos um bocadinho distintos e para públicos diferentes que deixou os elementos da banda “curiosos e ansiosos para tentar perceber qual será a reação das pessoas à nossa música e aquilo que fazemos”, como os próprios afirmaram durante a sua participação num programa da Rádio Camões, em Toronto.
Formada em 2013, a banda Myrica Faya é originária da Ilha Terceira, no Arquipélago dos Açores, em Portugal. Os membros da banda, cada um de diferentes origens musicais, concentram-se na música tradicional açoriana na sua raiz mais profunda.
Os vocais, Viola-da-Terra (um instrumento tradicional açoriano com 15 cordas), contrabaixo, acordeão, piano, ukulele, guitarras, flautas e percussão são alguns dos elementos-chave da sua música.
Cada canção, no alinhamento musical dos Myrica Faya, é resultado de um longo processo de pesquisa, desconstrução e reconstrução. Ao manter a base lírica e melódica das músicas originais, eles procuram uma sensação mais pessoal e de “música mundial”, com arranjos que variam desde o Clássico ao Rock, com um pouco de Blues e Jazz.
Em 2014, os Myrica Faya lançaram o seu primeiro disco intitulado “Vir’ó Balho”, que é muito influenciado pelo repertório popular açoriano. Já se tornou uma referência na chamada “Nova música açoriana”, e recebeu excelentes críticas, estando classificado entre os 10 melhores álbuns de 2014 na categoria de música tradicional/folclórica em Portugal.
A banda realizou mais de 70 espetáculos em 2014 e 2015, incluindo presenças na TV e rádio nacionais, e festivais de música Folk/World em Portugal.
Em 2016, é lançado “Do Cerne”, o segundo álbum de estúdio da banda. Aqui, eles continuam a viajar pela música açoriana, embora em contraste com o seu primeiro álbum, com músicas menos conhecidas onde é possível sentir todas as influências que o grupo absorveu durante dois anos a viajar e a compartilhar experiências com todos os tipos de músicos. Desde então, continuaram a tocar em Portugal e tiveram participações internacionais nos EUA e em Espanha.
Agora, em 2017, depois de concertos em todas as principais etapas dos Açores, os Myrica Faya tiveram finalmente a oportunidade de se apresentar no Canadá.
Com arquivos de www.smallworldmusic.com

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER