Portugal

Sargento-ajudante morre em explosão no Campo Militar de Santa Margarida. Há dois feridos graves

Acidente em exercício militar em Santa Margarida
Santa Margarida, 02/03/2023 – Explosão durante exercício militar na base de Santa Margarida provocou um morto, três feridos graves e dois feridos ligeiros.
(Nuno Brites / Global Imagens)

 

Uma explosão ocorrida, às 16.40 horas desta quinta-feira, no Campo Militar de Santa Margarida, em Constância, provocou um morto, dois feridos graves e três feridos ligeiros.

Em comunicado, o Exército deu conta que “foi empregue uma equipa de desativação de engenhos explosivos do Regimento de Engenharia N.º1 para a destruição de munições e explosivos e foguetes” e que, nesse processo, ocorreu uma “explosão inadvertida”, que matou uma pessoa e feriu outras cinco.

O JN apurou que, na origem do acidente, terá estado o rebentamento de uma granada de mão. Segundo fonte de emergência médica, a explosão teve origem em material bélico, mais precisamente em minas anticarro e projéteis anticarro. A vítima mortal será Carlos Robalo Mota, um sargento-ajudante com especialidade em Engenharia, com 47 anos, natural de Vila Velha de Ródão e que estava atualmente a viver em Nisa.

Os feridos graves, que foram transportados por um helicóptero do INEM para o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, estão “conscientes” e “cientes” da situação. As vítimas foram recebidas por uma equipa de urgência ao chegar ao estabelecimento hospitalar cerca das 18.40 horas.

Nas operações de socorro estiveram 37 elementos dos bombeiros com 13 viaturas no socorro, das corporações de Constância, Barquinha, Sardoal, Chamusca, Abrantes e Entroncamento. Também foi mobilizado um helicóptero do INEM.

Foi prestado apoio médico pelo Serviço de Saúde Militar e foi ativada uma equipa de apoio psicológico do Centro de Psicologia Aplicada do Exército.

A Polícia Judiciária Militar tomou conta da ocorrência e foi aberto um processo de averiguações.

“Neste momento de luto, dor e sofrimento para a família, amigos e para o Exército Português, o General Chefe do Estado-Maior do Exército transmite todo o apoio e solidariedade”, lê-se num comunicado divulgado pelo Exército ao início da noite.

Marcelo fala em “grave acidente”

Numa nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa indica que “já falou com a ministra da Defesa Nacional e com o General Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME)”. O chefe de Estado disse ainda estar a acompanhar as vítimas do acidente e os seus familiares.

Em declarações à RTP, Marcelo indicou que pretende visitar os feridos “logo que possível”. “Irei visitar logo que possível os feridos com a senhora ministra da Defesa Nacional e com o general chefe do Estado-Maior do Exército. E queria enviar as minhas condolências à família do militar atingido, e vítima mortal e, ao mesmo tempo a preocupação e o acompanhamento dos familiares que são de vítimas não mortais e felizmente estabilizadas”, adiantou.

Questionado se irá a Santa Margarida, o presidente da República respondeu que tudo o que fizer “será ajustado” com a ministra da Defesa Nacional e com o CEME.

Quanto à investigação do incidente, Marcelo afirmou que “certamente vai ser apurado”. “Acontece sempre da parte das Forças Armadas e acontece obviamente, neste caso específico, da parte do Exército”, considerou.

Por sua vez, o primeiro-ministro António Costa e o Ministério da Defesa Nacional lamentaram o sucedido. “Neste momento o que temos a lamentar são as vítimas e o envio de uma palavra de conforto às suas famílias”, declarou aos jornalistas António Costa, acrescentando que se está a apurar as circunstâncias em que o incidente ocorreu.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER