Portugal

Quem são os cinco homens envolvidos no caso do lítio?

Esta terça-feira, decorrem buscas em várias cidades do país relacionadas com os projetos do hidrogénio e do lítio, envolvendo governantes portugueses. Um dos alvos de buscas foi a residência oficial do primeiro-ministro, António Costa.

 

Vítor Escária

Detido na manhã desta terça-feira, Vítor Escária, economista de 52 anos, foi nomeado chefe de gabinete do primeiro-ministro António Costa em agosto de 2020, sendo reconduzido no cargo em abril de 2022. Doutorado em Economia, em 2004, pela University of York (Reino Unido), e professor auxiliar no ISEG – Lisboa School of Economics anda Management, Vítor Escária havia sido já consultor económico de António Costa no seu primeiro mandato. Além de consultor de diversas instituições públicas e privadas, o economista, de acordo com o despacho de nomeação publicado em Diário da República, foi ainda assessor económico de José Sócrates nos XVII e XVIII Governos constitucionais.

Diogo Lacerda Machado

Conhecido como “o melhor amigo” do primeiro-ministro, o jurista e gestor tem um vasto percurso profissional, tendo passado pela direção de inúmeras empresas, a mais recente, e mediática, a TAP Air Portugal, onde foi administrador não executivo e negociou a reversão da privatização. Licenciado em Direito, pela faculdade de Lisboa, em 1985, foi secretário de Estado de António Costa quando António Guterres era primeiro-ministro e Costa ministro da Justiça. Aos 62 anos, Diogo Lacerda Machado é diretor da Mystic Invest, holding de investimentos no turismo do empresário Mário Ferreira.

 

João Matos Fernandes

Liderou o Ministério do Ambiente entre 2015 e 2022, passando a pasta a Duarte Cordeiro, também visado neste processo. Engenheiro Civil, Matos Fernandes deu os seus primeiros passos em funções governativas com apenas 28 anos, quando é nomeado adjunto do secretário de Estado dos Recursos Naturais no primeiro mandato de António Guterres e, entre 1997-1999, chefe de gabinete do secretário de Estado adjunto da ministra do Ambiente Elisa Ferreira. Dessa altura até retomar funções num Governo socialista, Matos Fernandes passou pelas administrações dos

Portos do Douro e Leixões e do Porto de Viana do Castelo. Atualmente, é professor catedrático convidado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde se licenciou em 1991.

 

João Galamba

Chegaria ao Parlamento nove anos após se ter licenciado, em 2000, em, Economia pela Nova de Lisboa, sendo deputado entre as XI e XIII legislaturas. Foi secretário de Estado do Ambiente de João Matos Fernandes entre 2018 e 2022, até assumir a liderança do Ministério das Infraestruturas em janeiro de 2023, onde se viu envolvido no surreal episódio de exoneração do seu então adjunto. Uma das várias polémicas em que o seu nome surgiu, a mais recente, em 2020, quando, de acordo com a revista Sábado, seria investigado pelo Ministério Público sobre suspeitas de tráfico de influências no projeto do hidrogénio verde. Processo que Galamba classificaria ao jornal Público de “absurdo e vazio”.

 

Duarte Cordeiro

Ministro do Ambiente desde março de 2022, sucedendo a João Matos Fernandes, Duarte Cordeiro, licenciado em Economia pelo ISEG, foi vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa entre 2015 e 2019, era o então titular da pasta das Finanças Fernando Medina presidente. Com 44 anos, foi deputado nas XI e XII legislatura, tendo sido presidente do conselho de administração da Fundação de Divulgação das Tecnologias de Informação, em 2008. Entre esse ano e 2010 seria secretário-geral da Juventude Socialista. Foi secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares de António Costa no seu primeiro mandato, tendo posteriormente sido secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares antes de assumir a pasta do Ambiente.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER