Portugal

“Escândalo de corrupção em Portugal” inunda a imprensa internacional

ndoquzc1rflf

 

Depois de uma manhã de terça-feira caótica em Portugal, António Costa acabou por se demitir das funções de primeiro-ministro. Nos meios de comunicação estrangeiros, o caso não passou em branco.

Um pouco pela imprensa internacional, Portugal merece nota de destaque por causa da demissão do primeiro-ministro, “alvo de uma operação anticorrupção”. É assim que a “Folha de São Paulo”, jornal de referência no Brasil, aborda o tema. “António Costa e os membros do seu governo são suspeitos de irregularidade em contratos de exploração de lítio e hidrogénio verde”, escreve o diário, completando: “Na manhã desta terça-feira, um efetivo de mais de 140 agentes, incluindo polícias e membros do Ministério Público, realizou uma série de buscas em endereços suspeitos, incluindo a residência oficial do primeiro-ministro no Palácio de São Bento, em Lisboa”, escreve a correspondente do jornal em Portugal.

O “El Mundo”, de Espanha, também refere que António Costa se demitiu “no meio de uma investigação sobre alegadas irregularidades cometidas pela sua administração, de maioria socialista, na gestão de projetos de mineração de lítio e hidrogénio no país”. A edição online do jornal espanhol tem várias citações do discurso do primeiro-ministro português, quando comunicou a demissão do cargo, e lembra que o chefe de gabinete foi detido, assim como presidente da Câmara Municipal de Sines e dois administradores da sociedade Start Campus.

O “El País”, outro jornal de referência em Espanha, mostrou-se atento à operação, noticiando a demissão de António Costa com grande destaque na homepage: “António Costa demite-se como primeiro-ministro de Portugal depois de estar envolvido num caso de corrupção de projetos energéticos”. O texto, assinado pela correspondente em Lisboa, destaca que esta operação policial assentou em 42 buscas. “A renúncia de António Costa, aceite pelo presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, abre agora uma grande incerteza política no país”, destaca.

https://asset.skoiy.com/jnrcnjwljorqgsbu/xiznfv6xup2j.png

Em França, o “Le Monde” abre de forma impactante a crise política em Portugal: “Primeiro-ministro António Costa apresenta a demissão, salpicada por um escândalo de corrupção”. O artigo tem várias declarações de António Costa quando discursou e confirmou a renúncia ao cargo. O jornal francês lembra que o ministro das infraestruturas, João Galamba, também está envolvido neste processo.

Por último, o “The Guardian”, um dos mais influentes jornais ingleses, anuncia que “António Costa se demitiu na sequência de um inquérito de corrupção” e lembra: “Em janeiro deste ano, procuradores já andavam à procura de alegações de corrupção relacionadas aos projetos de lítio e hidrogénio, mas não encontraram nenhum nome ou suspeita”. Mas esta terça-feira, Portugal acordou com a notícia de um investigação que já levou à demissão do primeiro-ministro António Costa.

https://asset.skoiy.com/jnrcnjwljorqgsbu/onistnoseqzm.jpg
Homepage do jornal inglês “The Guardian”

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER