Mundo

Estudante mata a tiro 15 pessoas em Praga e deixa dezenas de feridos

reererr

 

Um ataque a tiro numa universidade de Praga fez, esta quinta-feira, 15 mortos, anunciou a polícia checa, que confirmou, nas redes sociais, que “eliminou” o atacante, um estudante de 24 anos. Há pelo 30 pessoas que ficaram feridas, nove com gravidade.

O tiroteio não tem aparente ligação ao “terrorismo internacional”, afirmou o ministro do Interior checo, Vit Rakusan. “Nada indica que este crime esteja ligado ao terrorismo internacional”, declarou o ministro à imprensa.

A Polícia checa informou que o pai do atirador foi encontrado morto esta quinta-feira, ao início do dia, numa vila a cerca de 20 quilómetros de Praga.

Alguns estudantes trancaram-se para se esconderem do atirador durante o massacre.

“De momento, estamos a responder a um suposto tiroteio numa escola em Náměstí Jan Palach”, escreveu a polícia checa no X (antigo Twitter). “Neste momento, há uma intervenção policial no local, Náměstí Jan Palach e arredores estão completamente fechados”.

Segundo a imprensa local, o ataque ocorreu na Faculdade de Letras da Universidade Carlos, localizada na Praça Jan Palach. O agressor terá usado uma espingarda com mira.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, mostrou-se “chocada pela violência sem sentido do ataque” e expressou as suas condolências às famílias das vítimas e à população checa “como um todo”.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram várias pessoas a fugir da zona do ataque, na capital checa.

A polícia pediu ainda que os cidadãos não fiquem nas imediações e não saiam de casa.

A Universidade Carlos está localizada no centro histórico de Praga, a cerca de 500 metros da histórica Ponte Carlos.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER