Jogo De Bamba 3: Ontario Open Capoeira Tournament & Workshops
A Casa de Bamba, em Toronto, foi a sede do evento excecional, que aconteceu de 3 a 5 de novembro e reuniu alguns dos maiores nomes da Capoeira mundial, e juntos transmitiram seus conhecimentos por meio de workshops e fizeram parte do corpo de jurados da emocionante competição.
O Jogo de Bamba 3 não é apenas um torneio, é uma celebração de Capoeira de 3 dias, que não trata apenas dos aspetos físicos da Capoeira, aprofunda a rica história, filosofia e significado cultural da modalidade.
Marcos Martins, mais conhecido por “Mestrando Paraíba”, falou do momento: “para os participantes, foi uma experiência única onde puderam demonstrar suas habilidades dentro da Capoeira contra alguns dos melhores talentos desse estilo. É uma oportunidade única para os competidores fazerem parte da elite mundial da Capoeira e serem convidados a participar do grande torneio no Brasil”.
Apesar de poucas pessoas conhecerem as competições de Capoeira, este evento foi de uma emoção gigantesca. “Contamos com participações desde crianças de apenas 3 anos, até os níveis mais altos da Capoeira com praticantes de mais de 20 anos de experiência competindo. Foi realmente um título suado e batalhado para os que conseguiram conquistar o primeiro lugar no pódio” finalizou o Mestrando Paraíba.
Uma das muitas participantes do dia, falou ao jornal Milénio Stadium: “Fazer parte dessa competição foi incrível, com muitas emoções. Estava nervosa, mas porém muito contente que consegui chegar em 1° lugar na categoria avançada feminina. É muito importante para mim ver a capoeira chegar a esse nível porque a competição ainda é muito nova comparando com os outros desportos. O “Mestrando Paraíba” está a fazer um excelente trabalho a trazer atenção para a capoeira e as competições” disse Emilly Puziol, conhecida na Capoeira por “Jacaré”.
Esta também foi também uma oportunidade de conhecer Capoeiristas de diversas escolas e linhagens. Conectar-se com colegas praticantes, trocar ideias, formar laços e mergulhar no espírito vibrante desta forma de arte única.
Gostaria de realçar as participações de várias escolas de Toronto, Montreal, Vancouver e Estados Unidos. O Jogo de Bamba 3 contou ainda com a presença de vários convidados, Mestres e multicampeões da arte como o detentor de 8 títulos mundiais de Capoeira, o Contra Mestre Magrela, vindo de Espanha.
Foi um evento marcante por ter o apoio da maior competição atual de capoeira, o VMB (Volta do Mundo – Bambas) que vem unindo grandes talentos da Capoeira e patrocínios de nível internacional.
Um pouco da história da Capoeira
A Capoeira é uma arte marcial afro-brasileira que mistura luta, dança e música desenvolvida nos anos 1500 por escravos africanos no Brasil como forma de autodefesa de seus opressores. Ela é marcada por seus movimentos ágeis e complicados que podem ser executados em qualquer lugar. Os movimentos exigem grande destreza corporal e têm uma forte componente acrobática em alguns estilos e é sempre tocado com música.
A Capoeira pode ser interpretada como espiritualidade, ligação, conexão, é relação com a ancestralidade. Uma tradição, e até uma forma de arte. Os jogadores de capoeira formam um círculo no centro do qual dois jogadores se envolvem.
Apelido na Capoeira
O costume do apelido surgiu na época em que a capoeira era ilegal. Capoeiristas evitavam dizer seus nomes para evitar problemas com a polícia e se apresentavam a outros capoeiristas ou nas rodas pelos seus apelidos. Dessa forma um capoeirista não poderia revelar os nomes dos seus companheiros à polícia, mesmo que fosse preso e torturado.
Vestimentas utilizadas na capoeira
A indumentária utilizada hoje em dia representa, de forma autêntica, toda a diversidade da capoeira, pois depende do praticante e estilo no qual este se encontre inserido.
Instrumentos da Capoeira
Os instrumentos da capoeira são fundamentais para a criação de ritmo e acompanhamento na dança. Os instrumentos da capoeira são: berimbau ou hungo, Pandeiro, Adufe, Atabaque, Baqueta, Caxixi, Agogo, Reco-Reco e o Dobrão.
A Capoeira no Mundo
Existem muitos tipos diferentes de Capoeira. Os dois maiores tipos são Angola e Regional.
Angola é considerada a verdadeira raiz do estilo da Capoeira, muitas vezes caracterizada por movimentos mais lentos e sorrateiros, jogados mais perto do solo. A Capoeira Angola, na verdade, é tocada em uma grande variedade de velocidades, variando de movimentos rápidos e altamente acrobáticos e música frenética de ritmo alto a movimentos muito mais lentos e metódicos até música hipnótica de ritmo lento.
Em 2014, a prática foi reconhecida como Património Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). Assim, a tradição passa a ser vista como uma filosofia de mundo, buscando manter o respeito entre comunidades, promover integração social e salvaguardar a memória de resistência do povo vindo do continente africano. O dia 5 de julho é o Dia Mundial da Capoeira.
Francisco Pegado/MS
Redes Sociais - Comentários