Comunidade

Luso Canadian Charitable Society realizou o 3º Luso Compass Dinner

IMG_3264

 

No dia 17 de novembro, realizou-se mais um evento – Luso Compass Dinner – em prol da Luso Canadian Charitable Society (LCCS), no Pearson Convention Center. Cerca de 260 senhoras fizeram questão de marcar presença neste jantar solidário e de angariação de fundos que serão usados na construção dos dois novos edifícios, um em Hamilton e outro Toronto, futuras residências para os utentes adultos. Entre as presentes encontravam-se Frances Nunziata, vereadora da Câmara Municipal de Toronto, Laura Albanese, ex-deputada provincial do Ontário e Ana Bailão, ex-vice-presidente da Câmara Municipal de Toronto.

Em 2019, este evento, que já vai na terceira edição, foi batizado por Compass Club e compass em português é bússola, instrumento usado pelos navegadores portugueses. “A ideia do Compass Club evoluiu do desejo de envolver mais mulheres a apoiarem os programas da LCCS para apoiarem indivíduos que vivem com deficiências psicomotoras. Esta noite, celebramos as nossas jornadas pessoais e reconhecemos o poder das mulheres em deixar um marco positivo sobre o mundo que nos rodeia. Assim sendo, uma bússola é um talismã apropriado. A Luso tem traçado com sucesso o seu rumo desde 2002. Crescendo e mudando para atender às necessidades das famílias da Luso.”, disse Lee-Ann Marquez, Mestre de Cerimónias, durante o seu discurso de abertura e acrescentou que “O vosso 2023 Compass é um lembrete da vossa contribuição para esta caminhada (…).”, referindo-se aos ornamentos, bússolas, que se encontravam nas mesas, uma oferta a cada uma das presentes.
À receção, as convivas foram recebidas pelas voluntárias da LCCS e encaminhadas para um “mercado artesanal” onde puderam fazer algumas compras e conviver. De seguida foram encaminhadas para o salão onde se realizou o jantar, onde Hernâni Raposo e Valdemar Mejdoubi tocavam Fado nas suas respetivas guitarras. Depois dos discursos, foi apresentado um vídeo alusivo à necessidade e da urgência da construção dos edifícios. Durante a noite ainda houve uma prova de vinhos que acompanhou o jantar, patrocinada por D.O.C. Wines Imports, e o discurso de Heather Grand, CEO da LCCS. Ainda houve tempo para mais um momento musical com Stephanie Asciak e Nancy Asciak e o sorteio de prémios. Sobre este evento, Cristina Marques, a Residential Lead da LCCS, ou seja, responsável pela angariação de fundos para as residências em Toronto e Hamilton, considera que as mulheres são “grandes navegadoras da vida e às vezes esquecemo-nos de dar valor a nós próprias e foi assim que decidimos fazer um evento só para as mulheres e ter uma noite de divertimento por uma causa muito importante”. Questionada sobre o crescente número de participantes, ano após ano, Cristina Marques sente-se orgulhosa: “em 2019 éramos 90 mulheres e hoje temos 260!” e a razão do crescimento é o sucesso do evento, pois outro conceito deste é “as mulheres que vieram no ano anterior e que gostaram, convidem outras mulheres a vir”, explicou a Residential Lead da LCCS. Para Cristina Marques a maior realização é “chegar todos os dias ao trabalho e ver os nossos utentes contentes e que querem estar connosco”.

E, de facto, as mulheres sabem fazer a diferença, pois o 3º Luso Compass Dinner angariou cerca de 50.000 dólares.

Texto e fotos: Carmo Monteiro / MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER