Comunidade

As cores e momentos do Dia de Portugal em Toronto

IMG_1353 - milenio stadium

 

As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas regressaram na passada semana, com um calendário preenchido com várias atividades, organizado pela Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas de Ontário (ACAPO) e parceiros.

O programa contou com várias celebrações, nomeadamente: a proclamação do Dia de Portugal, homenagens aos pioneiros portugueses e Luís Vaz de Camões, hastear da bandeira e também houve um festival folclórico para alegrar e mostrar um pouco da cultura portuguesa.

O primeiro evento oficial da semana de Portugal foi a proclamação do Dia de Portugal no Parlamento Provincial e foi dirigida pelo presidente do conselho executivo da ACAPO, José Eustáquio, que falou do momento e da participação ativa dos centros culturais portugueses, organizações luso-canadianas, pessoas singulares que carregam a portugalidade com orgulho. José Eustáquio também agradeceu à imprensa comunitária a ajuda na divulgação da comunidade e da marca portuguesa.

A proclamação do Dia de Portugal terminou com um cocktail oferecido pela deputada provincial de Davenport, em Toronto, e líder oficial da oposição da província do Ontário, Marit Stiles e contou com a presença de figuras da política canadiana.

A anfitriã do evento, do círculo eleitoral onde residem mais portugueses e lusodescendentes no Canadá, realçou a importância das celebrações do mês de junho como o Mês do Património Português, e do dia 10 de junho como Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, no Canadá.

Foi também um momento solene com a entrega de um Diploma de Reconhecimento de Mérito a alguns líderes e organizações luso-canadianas que incansavelmente contribuíram e contribuem para o bem-estar do bairro de Davenport e da comunidade de uma forma geral, ao longo dos anos.

No High Park, o maior parque público de Toronto, encontra-se um marco dedicado aos 218 bravos imigrantes portugueses que no dia 13 de maio de 1953, chegaram à doca ‘Pier 21’ em Halifax, na Nova Escócia, a bordo do navio Saturnia, ao abrigo do acordo assinado entre o Canadá e Portugal. O histórico marco ficou conhecido como Monumento dos Pioneiros Portugueses que mais uma vez serviu como parte das homenagens deste ano.
Katia Caramujo, presidente do conselho de presidentes da ACAPO, partilhou com o jornal Milénio “ que este é um dos tributos mais queridos por nós, tudo começou com eles”. A homenagem contou com a participação de várias entidades locais e figuras da política portuguesa.

 

[metaslider id=”106722″]

 

O outro grande momento foi a coroa de flores depositada no busto de Luís Vaz de Camões, na Camões Square, no 722 da College St. em Toronto, e contou com a presença de membros da ACAPO, membros dos diversos clubes e associações portuguesas e outros convidados. Entre os convidados estava o cônsul-geral de Portugal em Toronto, Joaquim do Rosário.

O hastear da bandeira da República Portuguesa aconteceu na Câmara Municipal de Toronto e contou também com figuras da política canadiana e portuguesa. À conversa com eles, ouvimos palavras de incentivo, patriotismo, e o respeito ao legado da comunidade portuguesa radicada no Canadá.

O círculo eleitoral de Davenport esteve representado pela deputada federal Julie Dzerowicz e pela vereadora Alejandra Bravo.

Julie falou do orgulho em servir a comunidade portuguesa e fez a leitura de uma mensagem de Justin Trudeau, onde o primeiro-ministro canadiano destacava as contribuições dos portugueses e convidava todos os canadianos a celebrarem juntos este momento especial. Por outro lado, a vereadora disse que “é um prazer fazer parte dos residentes da Davenport e servir a comunidade com números expressivos de portugueses e celebrar a sua história e herança cultural”.

“Estou agradecido e orgulhoso por tudo que esta comunidade construiu neste país. Este é o meu primeiro 10 de junho no Canadá e vejo a força e entusiasmo comunitário em querer mostrar a nossa cultura para o mundo e juntos celebrar o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades”, disse Joaquim do Rosário, cônsul-geral de Portugal em Toronto.

Francisco César, deputado na Assembleia da República portuguesa afirmou que “Portugal é o seu povo! O seu povo é uma identidade, é uma língua, é uma cultura. A comunidade portuguesa trouxe tudo isto e ajudou a transformar este país”.

Também presente, Ana Bailão, candidata luso-canadiana a Mayor da Câmara de Toronto, disse à nossa reportagem que estava “feliz em celebrar a portugalidade hoje e sempre! Gostaria de parabenizar a nossa comunidade por este dia muito especial. Aproveito a oportunidade para pedir o seu voto no dia 26 de junho”.
Para além da tradicional Parada, cuja reportagem também encontram neste jornal Milénio, o programa oficial das celebrações da Semana de Portugal em Toronto ainda contou com a 29ª edição do Festival de Folclore Raízes do nosso povo. Foram 3 dias de muita festa, com 12 ranchos folclóricos e artistas comunitários que preencheram o palco português, assim designado, e juntos desfilaram, mostrando dança, músicas e muita alegria.

O vice-presidente do conselho de presidentes e diretor da comissão da cultura da ACAPO, Laurentino Esteves, mostrou-se satisfeito com o resultado do festival: “O folclore é a maior representação das nossas tradições e costumes. Então, nada melhor do que ter alguns ranchos folclóricos da nossa organização e participar deste dia”.
Gostaríamos de destacar a participação dos pequenos petizes que não tiveram mãos a medir, face às inúmeras e diversas atividades onde o amor pela dança e o orgulho pelas raízes foram uma das grandes atrações. Os artistas comunitários mostram mais uma vez, a qualidade dos músicos.

O Governo Federal do Canadá reconheceu formalmente o dia 10 de Junho como o Dia de Portugal e, a partir de 8 de novembro de 2017, o mês de junho como o mês da herança portuguesa no Canadá.
No ano em que a comunidade portuguesa no Canadá celebra os seus 70 anos, estas celebrações mostram-nos a importância do passado e do futuro, para que a cultura portuguesa continue presente no Canadá.

Francisco Pegado/MS
Fotos: Carmo Monteiro

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER