Comunidade

Memórias da Ditadura, o novo livro de Daniel Bastos

Daniel Bastos

Para dar início às celebrações do Mês de Portugal, a Peach Gallery, localizada na 722 College Street, Toronto, apresentará no dia 1 de junho de 2024, às 10am, duas apresentações de grande relevância para a comunidade luso-canadiana. 

Às 10h00, o historiador Daniel Bastos, vindo de Portugal, apresentará o seu novo livro intitulado “Memórias Da Ditadura – Sociedade, Emigração e Resistência”.  O livro é bilingue, português e inglês, e incorpora a fotografia do singular fotógrafo Fernando Mariano Cardeira com tradução de Paulo Teixeira.  Este livro comemora os 50 anos de democracia em Portugal.  Após a apresentação do livro, será exibido um novo documentário intitulado “África, como eu a vi”, produzido para homenagear aqueles que serviram valentemente nas guerras coloniais. É a estreia mundial deste documentário realizado e produzido por Paulo Fajardo.  Iniciemos as comemorações do mês de junho, homenageando aqueles que lutaram pela inclusão de Portugal num mundo de consciência democrática.

___

To kick off the celebrations of Portugal Month, the Peach Gallery located at 722 College Street, Toronto, will present on June ist, 2024 @ 10am, two presentations of much relevance for the Portuguese Canadian community.  At 10am, historian Daniel Bastos visiting from Portugal will present his new book titled “Memórias Da Ditadura – Sociedade, Emigração e Resistência”. 

The book is bilingual, Portuguese and English, and incorporates the photography of the unique photographer Fernando Mariano Cardeira with translation by Paulo Teixeira. This book commemorates 50 years of democracy in Portugal. 

After the book presentation, a new documentary titled “África, como eu a vi”, produced to honour those who served valiantly in the colonial wars. This is the world premiere of this documentary directed and produced by Paul Fajardo.  Let’s start the June celebrations honouring those who fought for the inclusion of Portugal in a world of democratic consciousness.

___

Neste novo livro, uma edição bilingue (português e inglês) com tradução de Paulo Teixeira, e prefácio do historiador e investigador José Pacheco Pereira, realizada com o apoio institucional da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Daniel Bastos revela o espólio singular de Fernando Mariano Cardeira, cuja lente humanista e militante teve o condão de captar fotografias marcantes para o conhecimento da sociedade, emigração e resistência à ditadura nos anos 60 e 70.

Através das memórias visuais do antigo oposicionista, assentes num conjunto de centena e meia de imagens, são abordados, desde logo, as primeiras manifestações do Maio de 1968 em Paris, acontecimento icónico onde o fotógrafo engajado consolidou a sua consciência cívica e política. E, com particular incidência, o quotidiano de pobreza e miséria em Lisboa, a efervescência do movimento estudantil português, o embarque de tropas para o Ultramar, os caminhos da deserção, da emigração “a salto” e do exílio, uma estratégia seguida por milhares de portugueses em demanda de melhores condições de vida e para escapar à Guerra Colonial nos anos 60 e 70.

Em plena celebração de meio século de liberdade em Portugal, e no início das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a apresentação deste livro em Toronto constitui um
reconhecimento do contributo e papel inestimável da comunidade luso- canadiana ao longo dos anos no engrandecimento dos valores da liberdade e da portugalidade.

Refira-se que a edição da obra se deveu em grande parte ao mecenato de empresas que partilham uma visão de responsabilidade social e um papel de apoio à cultura, em particular, do grupo empresarial do comendador luso- canadiano Manuel da Costa, um dos mais ativos e beneméritos empresários  portugueses em Toronto.

Sendo que a totalidade das receitas da venda dos livros na sessão aberta à comunidade, reverte a favor da Magellan Community Foundation, uma instituição responsável pela construção em Toronto, do primeiro lar de cuidados a longo termo para idosos de expressão portuguesa, com 350 camas.

MS

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER