Canadá

Voluntários Portugueses de Davenport foram distinguidos

Dezenas de voluntários do bairro de Davenport foram reconhecidos sábado pelo seu trabalho e dedicação. A cerimónia foi no The Symes e distinguiu várias associações e personalidades que ajudaram a desenvolver a comunidade portuguesa nas últimas décadas.

Ao todo foram 24 associações e quase 60 voluntários que foram homenageados pela província de Ontário. A entrega dos prémios faz parte de um conjunto de cerimónias que o governo vai conduzir entre março e junho e pretende reconhecer o trabalho de mais de 11 mil voluntários da província.

Por ordem alfabética as associações portugueses distinguidas foram: a Associação Cultural do Minho de Toronto; a Associação Migrante de Barcelos Community; Banda do Sagrado Coração de Jesus de Toronto – Music Society of St. Helens; Casa dos Açores de Ontário; First Portuguese Canadian Cultural Centre for Seniors; Grupo Folclórico Transmontano de Toronto; Irmandade Açoriana do Divino Espírito Santo Inc.; Poveiros Community Centre e o Sporting FC.

A Ministra da Imigração de Ontário, Laura Albanese, destacou a generosidade e a cidadania dos voluntários e agradeceu o trabalho que têm feito em prol da comunidade e do país. “É graças ao vosso trabalho que dezenas de associações existem, em nome do governo de Ontário só vos posso agradecer. Obrigada pelo vosso trabalho árduo e pela vossa dedicação”, disse

Cristina Martins, MPP de Davenport, sublinhou que o bairro de Davenport é uma comunidade forte devido aos voluntários. “Estas pessoas são o coração e a alma de Davenport, são os nossos heróis, sem a sua dedicação e o seu trabalho árduo muitas destas organizações não existiam”, ressalvou.

Em declarações ao Milénio Stadium Cristina Martins falou sobre a sua experiência no voluntariado. “Fui voluntária quase cinco anos na Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos. Foi uma experiência que me marcou ao nível do conhecimento da comunidade, do convívio e de networking”, explicou.

Na província de Ontário cada jovem tem de cumprir 40 horas de voluntariado no liceu. Michelle Alves tem 15 anos e foi uma das jovens que recebeu um pin na cerimónia. “Sou voluntária desde os dez anos na Associação Cultural do Minho de Toronto. É muito bom poder ajudar a nossa comunidade a desenvolver-se e ao mesmo tempo fazer amigos para a vida”, afirmou.

Augusto Bandeira, presidente da Associação Cultural do Minho de Toronto, garante que um voluntário recebe mais do que dá. “O verdadeiro voluntário nem deve pensar em receber. Fá-lo de forma espontânea e abdica da sua vida pessoal sem esperar nada em troca”, avançou.

Bandeira nomeou vários voluntários para o prémio mas avança que é importante incentivar sobretudo os mais jovens. “Eles são o futuro, os clubes e as associações portugueses precisam deles para continuar a existir. Os nossos voluntários ajudam sem lhes pedirmos nada e pagam os seus ingressos para ir às festas”, garante.

Augusto Bandeira está preocupado com o futuro da Associação. “Sem voluntários não havia Associação Cultural do Minho. O futuro dos clubes está em risco porque cada vez temos menos voluntários.  Eu sou voluntário desde os 14 anos e nunca tive títulos, a nova geração quer promoção”, alerta.

Jozefa Molas da St. Casimir’s Catholic Church – Society of the Holy Rosary de Etobicoke era a voluntária mais antiga no The Symes. Molas foi distinguida por ser voluntária há cerca de 60 anos.

 

Lista de voluntários homenageados:

 

Associação Cultural do Minho de Toronto

António Fernando Alves, Michelle Alves, Raquel Amorim, Alexandre Barbosa, José Fernandes, Melanie Gonçalves, José Manuel da Ponte Melo e Jorge Soares.

Associação Migrante de Barcelos Community

António Figueiredo, Diana Figueiredo, Elisabete Oliveira, Martinho Rodrigues e Ana Santos.

Banda do Sagrado Coração de Jesus de Toronto – Music Society of St. Helens

Justin Alves, Jacqueline Cabral Sousa, Hélder Correia, Nellie Correia, John Ferreira, Sandro Melo, Emanuel Oliveira, Raimundo Pimentel e Leo Silva

Casa dos Açores de Ontário

Lisa Casimiro, Suzanne Cunha, Aldora da Cunha, Celeste Dias, Rui Ferreira, Luísa Reis e Melissa Simas.

First Portuguese Canadian Cultural Centre for Seniors

Maria Lucília Duarte da Silva, Maria Lucinda Martins e Madalena Raposo

Grupo Folclórico Transmontano de Toronto

Daniel Damião, Emmanuel Damião, Mário Joaquim Lima Damião, Alexandre da Silva, Mitchell Ferreira, Steve Ferreira e Paula Medeiros

Irmandade Açoriana do Divino Espírito Santo Inc.

Natalie da Rosa, Idalina da Silva, José da Silva, José Ilídio Ferreira, José Ernesto Silva e José Tavares

Poveiros Community Centre

Arminda Araújo, Mercedes Correia, Melanie Ferreira, Nancy Ferreira, Carolina Gonçalves, Fernanda Maques, Fátima Neves e Anabela Nunes

Sporting FC

Carlos Dornelas, Carlos Ferreira, Samuel Gyeke-Amoako, Steve Paiva e Augusto Pires

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER