Temas de Capa

Opções de mobilidade

 

 

Bom dia, ora viva! Chegados a maio. Este ano promete em rapidez e celeridade. Até parece que estamos movidos por átomos com superpoderes, tal é a velocidade. É o que é. Espero que esteja bem e a desfrutar do desabrochar desta bonita primavera.

Em cima da mesa, no jornal Milénio desta semana, um tema que, cada vez mais, carece da nossa atenção. Mobilidade elétrica – ao que vem e para onde nos leva. Os prós e os contras. Vamos lá então…
Sabia que a venda de carros elétricos tem vindo a aumentar mundo fora. Há quem diga que são os carros do futuro, outros que são os carros do agora, e outros que são apenas uma tendência do momento.
Se está a pensar comprar um veículo elétrico, mas está indeciso, pois não sabe as implicações que esta compra vai causar na sua vida ou ainda desconhece o conceito de carros elétricos e as suas vantagens e desvantagens, acompanhe-me e vamos a descoberta.

O QUE SÃO AFINAL CARROS ELÉTRICOS?

Antes de avançar com a compra de qualquer veículo elétrico, a primeira questão a fazer é: o que são afinal automóveis elétricos?

Parece mais difícil do que realmente é, mas um veículo elétrico não é nada mais, nada menos, do que um automóvel propulsionado por um motor elétrico, isto é, ao contrário do que acontece com os automóveis tradicionais, movidos a gasóleo ou gasolina, este tipo de veículo, utiliza um sistema de propulsão elétrica e não um motor de combustão interna. Desta forma, o motor elétrico utiliza a energia armazenada nas baterias recarregáveis.

QUAIS AS SUAS VANTAGENS?

  1. Zero emissões. É verdade, esta talvez seja a grande vantagem dos carros elétricos. O facto de não emitirem gases, torna-os amigos do ambiente. E para quem pensa que este não é um argumento suficientemente forte na hora de comprar um carro, está muito enganado. A preocupação com as emissões CO2 tem vindo a aumentar, e a prova disso, está no volume de vendas deste tipo de veículo. Lembre-se que atualmente na Europa, a circulação de viaturas a combustão em alguns centros de cidades, já começa a ser restrita.
  2. Manutenção carros elétricos. Quem tem um veículo elétrico sabe que as dores de cabeça com as mudanças de óleo ou com os travões, já não são como antigamente. Nos automóveis elétricos tanto os travões como os filtros, correias, ou outras peças, não se desgastam com tanta facilidade como num carro tradicional, por isso, os custos com a manutenção também vão ser mais reduzidos. É ainda importante mencionar que os carros elétricos podem fazer mais quilómetros no intervalo de revisões, comparando com os veículos movidos a combustíveis fósseis.
  3. Incentivos fiscais. Se quer comprar um veículo elétrico saiba que recebe um incentivo fiscal por isso, e também fica isento de pagar alguns impostos
  4. Não utiliza combustível. Nos dias que correm e a avaliar pelo aumento de preços, não estar dependente de combustíveis fósseis é uma mais-valia.

E QUAIS SÃO AS SUAS DESVANTAGENS?

  1. Preço. A grande desvantagem dos carros elétricos são o seu preço de aquisição, apesar de a longo prazo poupar. É também preciso ter em conta o custo elevado das baterias destes veículos. Contudo, esta situação pode reverter-se num futuro próximo, graças ao desenvolvimento tecnológico e à produção em massa.
  2. Autonomia. Este é um dos obstáculos à compra de carros elétricos, uma vez que as suas baterias não permitem uma autonomia igual ou superior à dos automóveis tradicionais. O consumidor tem medo de ficar sem bateria a meio do caminho, pois este tipo de automóvel ainda não está preparado para fazer grandes viagens e por isso, a sua baixa autonomia está adaptada a percursos mais citadinos.
  3. Carregamento de baterias. É inegável que os carros elétricos ainda são relativamente recentes no nosso mercado e por isso, o processo de carregamento de baterias ainda não é o mais eficaz. Atualmente, ainda existe alguma dificuldade de acesso aos postos de carregamento deste tipo de veículo, principalmente se viver no interior do país, para além disso, estes ainda são bastante demorados. No entanto, existe sempre a possibilidade de adquirir uma wallbox, um posto de carga doméstico.

E pronto ficam aqui ideias para que analise o que realmente pretende. Eu ainda defendo o Híbrido. Com opção aos dois sistemas. Gasolina e eletricidade. “Não vá o Diabo tecê-las”.
Bem até mais logo, onde a falar é que a gente se entende em mais um Roundtable, pelas seis horas da tarde, horas de Toronto, onde juntamente com os meus convidados irei debater estes e outros temas da nossa atual realidade.

Fiquem bem e até já,

Cristina

Cristina DaCosta/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER