O orçamento federal do Canadá vai incluir um investimento de pelo menos $2 mil milhões para acelerar a produção e processamento de minerais críticos que são necessários para a cadeia de fornecimento de baterias de carros elétricos.
O governo do primeiro-ministro Justin Trudeau vai divulgar o orçamento na quinta-feira e este investimento destina-se a acelerar a extração de minerais como níquel, lítio, cobalto e magnésio.
O Canadá anunciou no mês passado apoio financeiro para a construção de 2 instalações que vão produzir materiais para criar baterias elétricas.
O Ministro dos Recursos Naturais, Jonathan Wilkinson, diz que os projetos de extração ou de processamento precisam de ser acelerados para desenvolver esta nova indústria que vai ser vital no futuro.
A secretária de imprensa da Ministra das Finanças, Chrystia Freeland, disse que o Canadá tem abundância destes minerais e informou que com o investimento certo este sector pode criar milhares de novos empregos e fazer do país uma referência mundial em minerais críticos.
O Canadá tem um grande sector mineiro e está a tentar investir em tecnologias verdes para atrair empresas envolvidas em todos os níveis da cadeia de fornecimento de carros elétricos para salvaguardar o futuro do seu centro de produção em Ontário. A província está localizada geograficamente próxima das montadoras americanas em Michigan e Ohio.
A General Motors, a Ford e a Stellantis já anunciaram que querem fabricar carros elétricos em fábricas de Ontário.
Redes Sociais - Comentários