Madeira

Agricultura e IVBAM visitam engenhos na campanha de cana-de-açuçar de 2024

Agricultura e IVBAM visitam engenhos na campanha de cana-de-açuçar de 2024

A Sociedade dos Engenhos da Calheta prevê nesta campanha de 2024 processar cerca de 1.500 toneladas de cana-de-açucar. A Secretaria Regional de Agricultura e Ambiente, através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) e da Direção Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural iniciaram as visitas aos engenhos durante a campanha de apanha da cana-de-açucar de 2024. Marco Caldeira, juntamente com Tiago Freitas, Gonçalo Tito e Marisa Santos, visitou as instalações da Sociedade dos Engenhos da Calheta.

Os trabalhos no engenho da Calheta para o processamento da cana-de-açúcar estão a decorrer ao ritmo de dois turnos diários, prevendo-se que sejam processadas nesta campanha cerca de 1.500 toneladas de cana, o que deverá estar concluído no final do próximo mês de maio.

Engenho da Calheta, situado no coração da vila, representa um autêntico museu vivo. Créditos: Gov/Madeira

Engenho da Calheta

Viajar pelo passado açucareiro do arquipélago da Madeira é, de alguma forma, sinónimo de navegar pela História deste povo. O Engenho da Calheta é um testemunho icónico desse legado. Revela-se, por isso, uma visita enriquecedora a incluir em qualquer roteiro pela costa oeste da ilha.
A Sociedade dos Engenhos da Calheta foi criada num contexto de grande desenvolvimento industrial. Esse período, correspondente ao final do século XIX e inícios do século XX, pode ser caracterizado como o segundo ciclo do açúcar madeirense (produto em tempos nomeado de “ouro branco”).
Com mais de meio século de existência, o Engenho da Calheta é um dos mais antigos engenhos de cana-de-açúcar da ilha. Nesta infraestrutura, produz-se o internacionalmente conhecido rum da Madeira, obtido sob fermentação controlada e por um processo de cuidada destilação, e o inconfundível mel de cana-de-açúcar, feito através da cozedura da garapa a vapor.O Engenho da Calheta, situado no coração da vila, representa um autêntico museu vivo. A fábrica labora uma vez por ano, normalmente a seguir às celebrações da Páscoa. É uma oportunidade única para viajar no tempo. Porém, as instalações, que contam com sala de provas e bar-adega, podem ser visitadas todo o ano.
Gov.Madeira/ MS

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER