Inflação nos Açores baixou para 3,6%
A taxa de inflação nos Açores desceu em Outubro para 3,68%, diminuindo 0,12 pontos percentuais em relação à taxa divulgada no mês anterior.
A taxa homóloga a nível nacional foi de 2,12%.
A inflação em desce, assim, para um mínimo de dois anos, e aproxima-se cada vez mais da média estipulada pelo BCE, que é de 2%.
Por sua vez, a taxa de variação média dos últimos doze meses, terminados em Outubro, do Índice de Preços no Consumidor, “Total”, desceu para 5,61%.
O recuo da inflação nos Açores, de 0,12 pontos percentuais em relação à variação em Setembro, é, em parte, explicado pelas variações médias positivas nas classes “Produtos alimentares e bebidas alcoólicas” (14,56%), “Restaurantes e hotéis” (12,37%), “Acessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação” (6,17%) e “Comunicações” (3,56%).
Em sentido contrário, a única classe que apresentou variação média negativa foi a do “Vestuário e calçado” com -0,64%.
A taxa de variação média dos últimos doze meses nacional foi de 5,68%.
A taxa mensal do índice de outubro, “Total”, foi de -0,10%, diminuindo 0,73 pontos percentuais em relação ao mês de anterior.
A classe “Vestuário e calçado”, com 4,24%, foi a que mais se realçou no sentido da alta, enquanto no sentido da baixa foi a classe “Restaurantes e hotéis” com -3,74%.
A taxa mensal a nível nacional foi de -0,18%.
Redes Sociais - Comentários