Açores

Campanha de prevenção dos plásticos descartáveis

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através da Direção Regional do Ambiente, promove a partir de hoje uma campanha televisiva denominada “Diga NÃO aos plásticos descartáveis”, com o objetivo de reduzir o uso destes produtos nos Açores, promovendo a sua substituição por produtos reutilizáveis ou compostos por materiais biodegradáveis.

Esta campanha promovida pelo Governo dos Açores insere-se no âmbito do Programa de Prevenção de Resíduos e contempla uma ação específica destinada à redução do uso de palhinhas e à substituição de palhinhas de plástico por palhinhas de papel.

A iniciativa “Açores sem palhinhas” destina-se a empresários do setor da hotelaria, restauração, cafetaria e similares, sensibilizando para evitar a disponibilização de palhinhas e promovendo a troca de palhinhas de plástico que tenham em stock por palhinhas de papel, a fornecer gratuitamente pelos Serviços de Ambiente.

Os empresários que pretendam aderir à iniciativa, apenas têm de se inscrever para a troca de palhinhas. A iniciativa “Açores sem palhinhas” resulta de uma parceria com a Delegação dos Açores da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e conta com o apoio do Movimento Sem Palhinhas.

Os plásticos descartáveis são um dos principais problemas ambientais do presente, com impactes negativos nos ecossistemas, na biodiversidade e até na saúde humana.

De acordo com dados da União Europeia, 43% do lixo marinho que polui os oceanos é composto por apenas dez tipos de objetos de plástico descartáveis, daí a importância de promover a sua substituição por alternativas sustentáveis.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER