BlogTemas de Capa

Qatar 2022: Tragam-nos uma prenda!

 

milenio stadium - fauzan-saari-AmhdN68wjPc-unsplash

 

Uma bola que consegue movimentar milhões, será assim tão importante nas nossas vidas?
Trinta e seis depois o Canadá regressa ao Mundial de Futebol, com um toque português.

O futebol é uma coisa que todos ou quase todos gostam. Em mim entrou naturalmente, nos tempos de escola, na primária, organizavam-se jogos de futebol que, na altura, se jogava descalço para não estragar os sapatos. Havia alguns que tinham a sorte de poder jogar com sapatos ou sapatilhas, eu por alma da sorte tirava-os para não os estragar, mas… que felicidade havia quando se tirava um pouco para jogar futebol. Foi assim que fiquei um pouco adepto do desporto-rei, o futebol. Como na altura as equipas com muito sucesso, (como ainda hoje), eram o Sporting e outras mais abaixo, eu jogava sempre na equipa do Sporting. Isto porque se dava um nome a cada equipa… como na altura era e é o melhor, a minha era sempre o Sporting. Assim fiquei adepto, também porque ganhávamos sempre.

O desporto-rei sempre teve uma enorme importância em todos os aspetos. Entre muitas coisas tem importância na saúde física, mas o futebol também ensina valores na união e aprende-se a saber perder e dar valor aos que ganham. A juventude aprende a ser unida quando joga e se apercebe que a vitória está próxima, aprende-se a ser disciplinado, a ser persistente. Num jogo não existe um adversário, existe um grupo que só termina quando a vitoria aparece, depois vêm as amizades que se criam e a simplicidade de muitos que ensina a ser companheiro do próximo. Isto era a importância do futebol, muito mais que a própria conta bancária, mais importante no fim de tudo era que muitos dos atletas ficavam a saber que uma derrota não era eterna, era simplesmente uma oportunidade que estava ali ao virar da esquina.

Hoje as coisas tocam em instrumentos muito diferentes, os futebolistas vão para o desporto-rei com uma vocação – dinheiro. Não há amor como no passado, hoje o amor ao clube é pelo que assina o cheque maior. Infelizmente chegou a isto e mesmo nas seleções acontece, ou há prémios valiosos ou o empenho dos jogadores é pouco. Mas com prémios ou sem prémios, 36 anos depois vamos ver a seleção canadiana no mundial do Qatar, depois do triunfo sobre a Jamaica com um toque português, sim português, porque Stephen Eustáquio esteve em destaque ao fazer parte do primeiro golo, com a assistência. Desde 1986 que o Canadá não conseguia esta maravilha e, pela primeira vez, vai disputar dois Mundiais consecutivos, uma vez que já tem a presença assegurada no Mundial 2026, por ser um dos países organizadores. Parabéns à seleção canadiana, que vai encontrar na fase de grupos a Bélgica, Marrocos e a Croácia. Na minha opinião, vai disputar o segundo lugar no grupo com a Croácia e assim passará para a fase seguinte.

Sem esquecer a melhor do mundo, a seleção de Portugal que até nos fez sofrer, sem haver necessidade de passarem o que passaram. Temos que admitir que todos levaram um susto, mas felizmente desta vez só era de esperar o final que nos deram, que foi marcar presença no Qatar. Houve alturas em que muitos de nós pensávamos que o passaporte não ia ser carimbado, mas os jovens souberam dar a volta. Que ninguém julgue que vai ser uma tarefa fácil a fase de grupos, vão jogar com equipas que já os fizeram suar e sofrer muito, e temos uma que é treinada por um português, Paulo Bento. O treinador da seleção portuguesa pode começar a estudar a lição para não acontecer o que muitas vezes acontece, porque pela frente tem: Gana, Uruguai e a Coreia do Sul. Parecem equipas fáceis, mas hoje todas as que chegaram até aqui são consideradas equipas de sucesso e que muito lutaram para lá estar. Merecem todas muito respeito e nada de facilitismo e julgarem que são melhores. Esperemos que os nossos craques nos tragam uma prenda, que é serem campeões. Têm as mesmas hipóteses que qualquer seleção que lá vai estar, há que ser persistente e ter confiança.

Para terminar, sugiro a todos que pratiquem desporto e sejam amigos dos vossos amigos, façam coisas com gosto e acreditem que amanhã vão ganhar.
Bom fim de semana.

Augusto Bandeira/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER