Saúde & Bem-estar

Comer bem e em segurança

 

Manter uma higiene alimentar pode não parecer assim tão difícil, mas sabe quais os cuidados que deve ter dentro da cozinha? Deixo-vos algumas dicas para garantir a segurança alimentar e priorizar a nossa saúde e a dos nossos familiares.

Para desfrutar de alimentos saudáveis e seguros não basta apenas estar atento aos vegetais que coloca no prato, é também necessário saber tratar deles até à hora da refeição. Ao manter uma boa higiene alimentar está a reduzir o risco de contaminação de alimentos e a promover a segurança alimentar. Ainda vos vamos dar umas dicas sobre alimentos que “caem” bem neste tempo de, quase, verão.

1. Lave as mãos frequentemente

Antes de preparar qualquer alimento, lave sempre as mãos minuciosamente com água morna e sabão por, pelo menos, 20 segundos. Esta ação ajuda a reduzir a propagação de bactérias e impede que estas entrem em contacto com os alimentos.

2. Separe alimentos crus e cozinhados

Mantenha alimentos crus, como carne, aves e frutos do mar, separados de alimentos cozinhados ou prontos para consumo para evitar a contaminação cruzada. Use tábuas de corte, utensílios e superfícies diferentes para manusear alimentos crus e cozinhados.

3. Armazenamento adequado

Confecione alimentos a temperaturas seguras para evitar a multiplicação de bactérias nocivas. Mantenha o frigorifico abaixo de 4°C e o congelador abaixo de -18°C. Verifique regularmente as datas de validade e arrume os alimentos em função da mesma, colocando os que a sua data acaba mais cedo à frente dos demais. Descarte os alimentos cuja data “Consumir até” esteja ultrapassada. Quando os alimentos tiverem na sua rotulagem uma “data de durabilidade mínima”, podem não ter o mesmo sabor ou textura, mas podem ser consumidos. Contudo, deve-se confirmar se mantêm um cheiro e aspeto normais antes de se consumir.

4. Cozinhe adequadamente

Certifique-se de que todos os alimentos, especialmente carnes, ovos e frutos do mar, sejam cozidos completamente. Use um termómetro de alimentos para verificar se a temperatura interna atingiu os níveis seguros para matar as bactérias.

5. Cuidado com as sobras

Ao guardar as sobras, arrefeça-as rapidamente e coloque-as no frigorífico dentro de duas horas após a cozedura. Aqueça as sobras completamente antes de as consumir e descarte qualquer alimento que tenha ficado fora do frigorífico por mais de duas horas a temperaturas entre 4º e 60ºC.

6. Tenha atenção à água

Certifique-se de que a água usada para beber, cozinhar e lavar alimentos é potável e segura para uso. Em caso de dúvida, ferva a água antes de a consumir.

Depois de garantir os cuidados de segurança alimentar, é bom que saiba também o que pode e deve comer nesta época do ano. Ora então aqui vão algumas propostas…

1. Melancia

Há muito que a melancia ganhou o estatuto de símbolo do verão. Composta por mais de 90% de água, é uma ótima opção de hidratação em dias de calor. Acresce que é rica em licopeno, um antioxidante que pode ajudar na proteção contra danos celulares. Para saborear a melancia, corte-a em fatias ou cubos e leve ao frigorífico para uma opção refrescante e saudável de sobremesa.

2. Milho

O milho fresco é um alimento sazonal que atinge seu auge no verão. Rico em fibras e antioxidantes, como a luteína e zeaxantina, é benéfico para a saúde ocular e para a digestão. Experimente grelhar as espigas de milho com um pouco de azeite e temperos para um acompanhamento saboroso e saudável.

3. Manjericão

O manjericão é uma erva aromática popular no verão. Contém compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, além de vitaminas A e K. Use-o fresco para realçar o sabor de saladas, molhos de tomate, ou crie uma refrescante limonada de manjericão para hidratar-se com um toque especial.

4. Figos

Os figos são uma deliciosa fruta que está em seu auge durante o verão. É rico em fibras, potássio e antioxidantes, como a vitamina E. Desfrute de figos frescos como um lanche rápido e saudável ou adicione-os a saladas para um toque doce e sofisticado.

5. Ameixa amarela

A ameixa amarela é uma fruta suculenta e repleta de nutrientes, rica em vitamina C, vitamina A, fibras e potássio. A presença de carotenoides antioxidantes, como a luteína e zeaxantina, faz dela uma aliada da saúde ocular. Utilize-a mais em saladas de frutas e sobremesas.

MB/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER