Temas de Capa

“Espalhem a palavra” – Ulysses Pratas

palavra - magellan - milenio stadium

 

O Magellan terá uma importância determinante para o futuro, embora esteja a ser concebido para honrar o passado. Haverá melhor forma de agradecer aos nossos antecessores tudo o que fizeram por nós, do que garantir que a sua velhice é vivida com dignidade e conforto? A resposta parece óbvia, mas a verdade é que a vida acelerada nos distrai e muitas vezes não nos lembramos que o futuro deve ser preparado.

O Magellan Community Charities nasce de uma necessidade óbvia no seio da comunidade portuguesa residente em Ontário – os nossos idosos precisam de ser acolhidos e acarinhados numa unidade de cuidados de longa duração, que respeite a sua cultura, a sua língua, os seus gostos. O Magellan será tudo isso e muito mais. Será com certeza uma casa portuguesa onde todos se sentirão bem, mas para isso é necessário que todos abracem este projeto como se fosse seu. Que todos entendam que a sua ajuda financeira, pode ser pouca ou muita, mas é essencial para que tudo se torne realidade. A pandemia atrapalhou o processo de divulgação do projeto, travou a evolução da campanha de angariação de fundos, mas não conseguiu, nem nada conseguirá, parar a vontade de todos os voluntários que tanto têm dado de si e do seu tempo, para que este sonho se transforme em algo bem real. Ulysses Pratas é um dos elementos do board do Magellan e tem a seu cargo a difícil tarefa de garantir que os fundos necessários, provenientes de doações, sejam angariados. Nesta entrevista ficamos a saber quanto já foi arrecadado e quanto mais será necessário para dar início à obra e, fundamentalmente, fica claro que só com união se vai atingir o objetivo.

ULYSSES PRATA - milenio stadiumMilénio Stadium: Num projeto desta dimensão, com um custo total de 85 milhões de dólares (penso que este é o montante orçamentado), onde é que vai arranjar o dinheiro para que isso aconteça?
Ulysses Pratas: Devido ao contínuo aumento dos custos, estamos a estimar que o projeto custará cerca de 95 milhões de dólares (net of land). Um projeto deste calibre requer a assistência e contribuições de várias fontes de financiamento. O projeto Magellan está a obter fundos de todos os níveis de Governo; federal, provincial e municipal, juntamente com as instituições financeiras e, mais importante, da comunidade. O apoio gracioso da comunidade é extremamente importante e necessário porque é da comunidade de onde virá a componente de equidade para facilitar a capacidade de acesso do Magellan aos programas governamentais, juntamente com o apoio de instituições financeiras.
Quando falamos de apoio comunitário, falamos de todos os membros da nossa comunidade que partilham os mesmos valores e visão do nosso compromisso de fornecer cuidados a longo prazo e alojamento acessível, aos entes queridos envelhecidos nas nossas comunidades luso-canadianas.
Embora o Magellan seja “o primeiro do seu género” para a comunidade portuguesa, o nosso compromisso para executar este projeto não está apenas limitado aos portugueses, mas a todas as comunidades do Ontário. Para além do apoio dos membros trabalhadores da nossa comunidade, estamos também gratos por termos e continuarmos a procurar o apoio de empresas locais, sindicatos, associações, corporações e fundações.

MS: Quanto à componente de envolvimento comunitário, quanto é que já foi angariado e de quanto mais precisa para começar o trabalho?
UP: O nosso objetivo da Campanha de Capital continua a ser de 15,2 milhões de dólares. Desse objetivo já atingimos $5,4 milhões em promessas e doações.
Do montante restante, há uma necessidade imediata de $9,8 milhões que são necessários para começar construção do projeto, antes do equilíbrio do total.
A Fundação Magellan continuará a existir mesmo depois de o projeto estar concluído para apoiar programas que a unidade de Cuidados de Longo Prazo necessitará numa base anual.

MS: Como podem os clubes e associações comunitárias participar nesta angariação de fundos?
UP: O apoio dos nossos clubes e associações é uma forma fantástica de chegar mais longe na nossa comunidade.
Os clubes e associações podem ajudar, partilhando o conhecimento do projeto com os seus membros para assegurar que todos tenham uma melhor compreensão das metas, objetivos e necessidade de ter o Magellan na nossa comunidade.
Os clubes e associações podem também prestar apoio através da realização de eventos de angariação de fundos e eventos sociais para ajudar com contribuições para o Magellan.

MS: O que falta fazer para que a comunidade portuguesa que vive no Ontário tome consciência da importância de contribuir para a realização deste projeto?
UP: Espalhem a palavra! É a melhor maneira de descrever o que é preciso fazer para a comunidade portuguesa do Ontário compreender a importância do projeto Magellan e como as suas contribuições farão a diferença.
O Magellan está empenhado em dar a conhecer o projeto através de todas as formas – meios de comunicação social, publicações, eventos sociais, reuniões, juntamente com a ajuda de voluntários, como plataforma para fornecer respostas a perguntas importantes da comunidade.

MS: Quando pensa que será alcançada a contribuição financeira da comunidade, necessária para iniciar o projeto?
UP: A Fundação Magellan está vigorosamente a angariar fundos a todos os diferentes níveis. Os nossos esforços estão em curso e continuarão até que as portas da nossa nova casa sejam abertas. Estamos a lançar uma nova campanha de angariação de fundos nos meios de comunicação social em breve, seguida de uma campanha de doação na época festiva de dezembro.
Encorajamos todos aqueles que puderem, a fazer o favor de doar para esta causa.

Madalena Balça/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER