F. C. Porto tem a possibilidade de ser campeão nacional em casa do Benfica. Registo contra adversários favorece dragões.
A cinco jornadas do fim do campeonato, o F. C. Porto vê o título cada vez mais próximo. A equipa de Sérgio Conceição pode ser campeã na Luz, caso vença todos os jogos até ao embate com o Benfica, na penúltima jornada da Liga, e o Sporting siga o mesmo registo dos dragões. Isto porque os azuis e brancos têm seis pontos de avanço sobre o segundo classificado, mas na prática são cinco porque estão em desvantagem no confronto direto (o Sporting empatou 2-2, no Dragão; em Alvalade, o clássico ficou 1-1).
Assim pode ser a segunda vez que os azuis e brancos conquistam o título nacional no Estádio da Luz, depois de em 2010/2011, com André Villas-Boas, o jogo ter ficado marcado pelos jogadores portistas festejarem o campeonato às escuras e com o sistema de rega ligado. Caso o cenário do título venha a acontecer no recinto do Benfica, a Luz seria o estádio em que o F. C. Porto comemoraria mais campeonatos fora do Dragão – já foi campeão uma vez em Alvalade (1994/95) e em 1998/99 entrou no recinto do Sporting já na condição de pentacampeão, depois de festejar antes do jogo. Curiosamente, em 1940, os dragões venceram a Liga no Campo das Amoreiras, que naquela altura era a casa do Benfica.
Neste momento, a cinco jornadas do fim, faltam disputar 15 pontos e bastam dez para os dragões serem campeões. Conceição pode também entrar na história, sendo o terceiro treinador a conquistar a Liga invicto, depois de André Villas-Boas (2010/11), Vítor Pereira (2012/13) e Jimmy Hagan (1972/73), tendo em conta que a equipa está há 57 jogos sem perder para o campeonato.
Registo favorece
Até à partida contra o Benfica, o F. C. Porto tem um calendário que lhe permite sorrir. Os azuis e brancos recebem o Portimonense, que vencem há 14 jogos seguidos para todas as competições; deslocam-se a Braga, em teoria o desafio mais difícil, visto que não triunfam na Pedreira desde 2019; enfrentam o Vizela no Dragão, que já venceram duas vezes. Por fim, surge o Benfica. Frente às águias, o F. C. Porto tem três vitórias nos últimos quatro jogos na Luz.
JN/MS
Redes Sociais - Comentários