Portugal

João Galamba apresenta demissão a António Costa

ji8gfgdbcpyt

 

O ministro das Infraestruturas apresentou, esta segunda-feira, a demissão ao primeiro-ministro António Costa. O pedido resulta de uma “profunda reflexão pessoal e familiar”.

“Apresentei este pedido de demissão após profunda reflexão pessoal e familiar, e por considerar que na minha qualidade de pai e de marido esta decisão é a única possível para assegurar à minha família a tranquilidade e discrição a que inequivocamente têm direito”, lê-se no comunicado enviado pelo Ministério das Infraestruturas, esta segunda-feira à tarde, às redações.

João Galamba diz não poder ignorar a família, “a mais prejudicada nos últimos tempos”, e “cuja proteção” o fez apresentar o pedido de demissão ao primeiro-ministro António Costa, esta segunda-feira.

O governante afirma que o “pedido de demissão não constitui uma assunção de responsabilidades, quanto ao que pertence à esfera da Justiça e com esta não se confunde”. Galamba refere estar disponível para “esclarecer qualquer dúvida” sobre as suas funções governativas e para colaborar com a Justiça, “através das minhas declarações no processo”.

João Galamba escreve, no mesmo comunicado, que entende “que não estavam esgotadas as condições políticas de que dispunha para o exercício das minhas funções”, tendo em conta o “trabalho feito”, primeiro, enquanto secretário de Estado da Energia, e depois, como ministro das Infraestruturas. O governante destaca o caso do lítio, em que diz ter trabalhado para que fossem feitos “novos investimentos” em Portugal.

Reunião de Costa com Marcelo

Sobre a aviação, diz estarem “em curso medidas essenciais e que são do conhecimento público para o descongestionamento do aeroporto Humberto Delgado”. “A TAP tem vindo, numa trajetória sustentável, a fortalecer-se, tanto financeira como economicamente, e a apresentar bons resultados”, escreveu o ministro das Infraestruturas.

Galamba defende ainda ter ajudado a criar condições “para que Portugal fosse um hub competitivo de conetividade, armazenamento e processamento de dados”.

De recordar que António Costa vai reunir esta terça-feira com Marcelo Rebelo de Sousa. O tema do encontro é sobre o futuro do ministro das Infraestruturas no Governo, que foi constituído arguido na operação “Influencer”. Mas, aparentemente, João Galamba ter-se-à antecipado à decisão que resultaria da reunião entre o primeiro-ministro e o presidente da República.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER