Mundo

Papa proíbe católicos de pertencerem à maçonaria

t4qygkhecxyi

 

O Dicastério para a Doutrina da Fé reafirmou que não é permitido aos católicos pertencerem à maçonaria.

O órgão da Cúria responsável pela promoção e salvaguarda da fé e da moral, em nota datada de 13 de novembro, assinada pelo cardeal Victor Fernandéz e com a aprovação do Papa Francisco, reitera que “a filiação ativa de um fiel à maçonaria é proibida”, argumentando com a falta de conciliação “entre a doutrina católica e a maçonaria”, tal como referiu, em 1983, uma Declaração da Congregação para a Doutrina da Fé.

A resposta sobre a relação entre a maçonaria e os católicos surgiu na sequência de uma pergunta feita ao Papa por D. Julito Cortes, bispo de Dumanguete, nas Filipinas. De acordo com o jornal “Vatican News”, o bispo apresentou a sua preocupação pelo facto de, na sua diocese, estar a aumentar o número de fiéis “filiados à maçonaria”.

“Aqueles que formalmente e conscientemente estão inscritos em lojas maçónicas e abraçaram os princípios maçónicos” não podem pertencer à Igreja Católica, refere a nota do Dicastério para a Doutrina da Fé, frisando que estas medidas “também se aplicam a eventuais eclesiásticos inscritos na maçonaria”.

O Vaticano fez ainda uma recomendação para que os bispos, se julgarem necessário, “realizem uma catequese em todas as paróquias” sobre a impossibilidade de conciliação entre a fé católica e a maçonaria.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER