Mundo

Navio cargueiro fez cair ponte em Baltimore, nos Estados Unidos

Um navio porta-contentores chocou contra uma ponte importante em Baltimore na terça-feira cedo, fazendo com que esta se partisse e se precipitasse no rio abaixo. Vários veículos caíram nas águas frias e as equipas de salvamento procuraram sobreviventes.

Não se sabe ao certo o que levou o cargueiro a embater na ponte Francis Scott Key, muito antes da movimentada manhã de trabalho, naquilo a que um funcionário chamou um “acontecimento que está a provocar um grande número de vítimas” numa grande cidade americana nos arredores de Washington. Duas pessoas foram resgatadas e não se sabia ao certo quantas mais poderiam estar na água. O navio embateu num dos apoios da ponte, fazendo com que a estrutura se partisse e se dobrasse em vários pontos e caísse na água numa questão de segundos – um espetáculo chocante que foi captado em vídeo e publicado nas redes sociais. A embarcação incendiou-se e libertou um fumo negro e espesso.

As autoridades disseram que uma tripulação de tamanho desconhecido estava a trabalhar na ponte na altura do colapso e que o sonar tinha detectado carros na água, que tem cerca de 15 metros de profundidade. A temperatura da água era de cerca de 47 graus Fahrenheit (8 graus Celsius) antes do amanhecer de terça-feira, de acordo com uma boia que recolhe dados para a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica.

Anteriormente, Kevin Cartwright, diretor de comunicações do Corpo de Bombeiros de Baltimore, disse à The Associated Press que vários veículos se encontravam na ponte no momento da queda, incluindo um do tamanho de um camião trator. A ponte caiu a meio da noite, altura em que o tráfego é mais ligeiro do que durante o dia, quando milhares de carros atravessam o vão.

Imagens ao vivo, clique aqui. 

Cartwright classificou o colapso como um “evento de vítimas em massa em desenvolvimento”, embora não soubesse na altura quantas pessoas tinham sido afectadas. Quando o sol nasceu na terça-feira, restos irregulares da ponte foram iluminados, projetando-se da superfície da água. A rampa de acesso terminou abruptamente onde a ponte começava.

O rio leva ao Porto de Baltimore, um importante centro de transporte marítimo na Costa Leste. Inaugurada em 1977, a ponte tem o nome do escritor de “The Star-Spangled Banner”.

O Secretário dos Transportes de Maryland, Paul Wiedefeld, afirmou que todo o tráfego de navios que entram e saem do porto seria suspenso até nova ordem, embora as instalações continuassem abertas a camiões. O governador Wes Moore declarou o estado de emergência e disse que estava a trabalhar para que fossem mobilizados recursos federais. O FBI esteve no local, mas Wiedefeld disse que não havia suspeitas de terrorismo. O Presidente Joe Biden foi informado.

O Synergy Marine Group – que detém e gere o navio chamado Dali – confirmou que o navio embateu num pilar da ponte por volta da 1h30 da manhã, enquanto dois pilotos estavam no controlo. A empresa disse que todos os membros da tripulação, incluindo os pilotos, foram contabilizados e não há relatos de feridos. O Dali dirigia-se de Baltimore para Colombo, no Sri Lanka, e arvorava a bandeira de Singapura, segundo dados do Marine Traffic. O navio porta-contentores tem cerca de 985 pés (300 metros) de comprimento e cerca de 157 pés (48 metros) de largura, segundo o sítio Web.

O gigante dinamarquês da navegação Maersk disse que tinha fretado o navio, que transportava a carga dos seus clientes. Nenhuma tripulação ou pessoal da Maersk estava a bordo. O colapso fez com que as acções da Maersk no Nasdaq de Copenhaga caíssem 2% nas primeiras negociações de terça-feira. Em 2001, um comboio de mercadorias que transportava materiais perigosos descarrilou num túnel no centro de Baltimore e incendiou-se, lançando fumo negro nos bairros vizinhos e obrigando as autoridades a encerrar temporariamente as principais estradas da cidade.

BaltimoreCity/MS/JN

 

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER