Mundo

Kremlin acusa militares alemães de “envolvimento direto” no conflito na Ucrânia

br6rz1fmlasr

 

O Kremlin reiterou a acusação sobre o “envolvimento direto do Ocidente” na Ucrânia, na sequência da divulgação das trocas de mensagens entre oficiais alemães sobre o fornecimento de armas à Ucrânia.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou, esta segunda-feira, que as informações trocadas nas redes sociais, incluindo uma gravação, mostram “mais uma vez o envolvimento direto do Ocidente no conflito na Ucrânia”. “A gravação (registo sonoro) mostra que, no seio do Bundeswehr (Forças Armadas da Alemanha), existem discussões pormenorizadas e concretas sobre planos a levar a cabo contra o território russo”, acrescentou.

A acusação de Peskov ocorre no mesmo momento em que o embaixador da Alemanha foi convocado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, em Moscovo.

Segundo as agências noticiosas russas, o embaixador Alexander Graf Lambsdorff abandonou o edifício do ministério sem fazer comentários.

Uma gravação áudio de uma reunião, por meios remotos, entre oficiais alemães de alta patente foi publicada nas redes sociais da Rússia na passada sexta-feira.

No sábado, Berlim confirmou que a gravação era autêntica e que tinha sido intercetada. No registo sonoro, os participantes discutem a possibilidade de fornecer a Kiev mísseis de longo alcance Taurus de fabrico alemão.

A agência France-Presse escreve hoje que “a conversa é altamente embaraçosa” para a Alemanha, uma vez que Berlim se recusa oficialmente a entregar mísseis Taurus a Kiev, alegando o risco de agravamento do conflito.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER