GTA

Encontro com o Ministro da Saúde Mark Holland e a Deputada Federal Julie Dzerowicz

 

Sexta-feira, dia 31 de maio, foi um dia histórico para a Terra Nova, uma comunidade de vida independente para idosos em Davenport, com um grande número de idosos portugueses. Pela primeira vez um ministro federal visitou a comunidade.

O Ministro Federal da Saúde, Mark Holland, e a Deputada Federal Julie Dzerowicz, visitaram o edifício da Terceira Idade Terra Nova e responderam a perguntas sobre os investimentos no sistema de saúde, o Plano Canadiano de Assistência Odontológica e nova Lei Nacional de Assistência Farmacêutica.

Após as perguntas dos residentes do lar, o ministro e a deputada conversaram com a imprensa comunitária. O Ministro Federal da Saúde, Mark Holland, começou afirmando que “todo e qualquer canadiano deveria ter acesso aos medicamentos prescritos de que necessita. É por isso que estamos a trabalhar com os nossos parceiros na primeira fase da assistência farmacêutica universal nacional. Este próximo passo importante proporcionará acesso universal a contracetivos e medicamentos para diabetes, o que será transformador na melhoria dos resultados de saúde no Canadá”

Questões como assistência odontológica, assistência farmacêutica, segurança das informações dos requerentes, a continuidade do programa foram as questões de maior realce.

Plano Canadiano de Assistência Odontológica

O Orçamento 2023 delineou o plano do Governo do Canadá para construir um futuro saudável para os canadianos de costa a costa, investindo 13 mil milhões de dólares ao longo de cinco anos e 4,4 mil milhões de dólares em curso para implementar o Plano Canadiano de Cuidados Dentários (CDCP, na sigla em inglês).
Uma vez totalmente implementado, o (CDCP) ajudará a aliviar as barreiras financeiras ao acesso a cuidados de saúde oral para até nove milhões de residentes canadianos que não têm seguro de saúde, com um rendimento familiar anual inferior a 90.000 dólares. O Plano Canadiano de Assistência Odontológica atingiu, recentemente, um marco de 2 milhões de idosos aprovados para cobertura.

Lei Nacional de Assistência Farmacêutica

Em 18 de dezembro de 2023, o Governo do Canadá anunciou a criação da Agência Canadiana de Medicamentos com um investimento de mais de $89,5 milhões ao longo de 5 anos, começando em 2024-25. A Agência fornecerá a liderança e a coordenação necessárias para tornar o sistema de medicamentos do Canadá mais sustentável e preparado para o futuro e ajudar os canadianos a alcançar melhores resultados de saúde.

Em 22 de março de 2023, o Governo do Canadá anunciou medidas de apoio à primeira Estratégia Nacional para Medicamentos para Doenças Raras, com um investimento de até 1,5 mil milhões de dólares ao longo de três anos para ajudar a aumentar o acesso e a acessibilidade de medicamentos eficazes. para doenças raras. O projeto de lei C-64 compromete-se com um modelo de financiamento a longo prazo, começando com o financiamento para a Estratégia Nacional de Medicamentos para Doenças Raras e a ser fornecido principalmente através de acordos bilaterais com províncias e territórios.

Olinda Moniz, residente do lar, também partilhou a importância do dia: “foi muito importante este encontro. Foi possível esclarecer algumas dúvidas e mostrar que realmente o programa funciona e será possível ajudar as pessoas que precisam. Todos nós seremos beneficiários dos programas apresentados aqui, mas quero destacar o Plano Canadiano de Assistência Odontológica como algo muito importante para os seniores. Além do papel fundamental para falar, mastigar e respirar, ter uma boca saudável reflete-se na saúde de todo o organismo.
No final do encontro, a deputada Julie Dzerowicz deixou as suas últimas palavras “obrigado a todos que compareceram e por todas as perguntas incríveis!

Estamos entusiasmados por continuar com a implementação dos programas, ajudando ainda mais idosos a receber os cuidados que merecem.

Um agradecimento especial ao Ministro Mark Holland por visitar a nossa vibrante comunidade e partilhar as suas ideias. Além disso, foi também um momento para agradecer à gerente cessante do Terra Nova, Anabela Silva, pelos seus 35 anos de serviço incansável e amor pela comunidade dos residentes da Terra Nova e parabenizar a comunidade portuguesa pelo mês de junho que é dedicado a herança cultural portuguesa no Canadá”. Visite www.canada.ca para mais informações.

Texto e Fotografias: Francisco Pegado

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER