“Poemas de mim e de ti”
Pinto Palavras
“Poemas de mim e de ti” é uma interessante coletânea de inspirações poéticas que nos iluminam, fascinam, relaxam o nosso âmago, e nos incentivam a prosseguir com o nosso quotidiano e com ele sonhar enternecidamente.
É um projeto literário que veio a lume a partir de uma promessa feita em 2014 na Casa dos Açores de Montreal quando a sua autora Ana Isabel D’Arruda ali apresentava o seu livro infantil “Viagem do Pai Natal aos Açores”. Surpreendida pelas pessoas presentes que já liam os poemas que ela postava diariamente na sua página do Facebook, fez então a promessa de que na sua próxima vinda ao Canadá haveria de trazer um livro com todos os seus poemas principalmente destinado às pessoas que por qualquer razão não têm acesso à internet. E foi em Montreal que esse livro foi visto pela primeira vez em terras de Corte Real. A autora ainda aproveitou a sua passagem por aquela cidade para visitar a Escola de Santa Cruz. Veio depois para Toronto para passar por outras escolas que também dão aulas de português e que através do Instituto Camões receberam o livro infantil “Viagem do Pai Natal aos Açores”, editado em 2014, e aplicam seus métodos, únicos no seu estilo (…), que facultam aos alunos uma aprendizagem mais profícua. A matéria do referido livro, segundo a autora, terá uma continuidade expandindo-se através de outras publicações num futuro próximo.
A Professora Dra. Ana Isabel, natural da Ilha de S. Miguel, para além de muitas outras formações académicas, é Coordenadora do Ensino Português nos Açores, especializada em Ciências da Educação e pós graduada em Administração Escolar. É autora e encenadora de peças teatrais infantis, e coautora de várias obras literárias. Esteve na Galeria Alberto Castro da Casa do Alentejo no dia 30 de novembro apresentando o seu mais recente livro, acima referido, perante uma audiência que por coincidência quase se poderia dizer “escolhida a dedo”; membros do Ciclo De Leitura da Anfitriã, e pessoas que adoram livros e poesia. Era profissionalmente introduzida pela Doutora Paula Medeiros que começava por agradecer a presença de todos, à Casa do Alentejo pela cedência da sala, e à Azores Airlines pela participação no custo da deslocação da Escritora. Carlos Botelho estava presente.
Depois cuidadosamente referenciava o currículo académico da Autora, bisbilhotava sobre a sua atividade académica enquanto tentava saber o que ela “teria na manga” para o futuro. Ficamos então cientes de que o projeto “Music Alma” está usando muitos dos poemas inseridos no livro em questão, e que o mesmo brevemente vai ser traduzido para Brail, podendo então abranger um maior número de leitores, e que o Governo Açoriano está esforçando-se para melhorar e desenvolver o ensino escolar no Arquipélago informação que deixava Paula Medeiros Presidente do Núcleo do PSD em Toronto visivelmente radiante e com um “sorriso de orelha a orelha”.
Assistiu-se depois a uma sessão de poesia por Felicidade Macedo, Margarida Rocha, Teresa Roque, Connie da Silva e finalmente Ana Isabel D’Arruda que depois dialogava com a Dra. Maria João Dodman Docente na Universidade de York.
O agradável e informativo evento terminava com amenas conversas ao sabor de uma variedade de doces e acepipes trazidos pelos convivas que se mostravam felizes com a chegada da mais uma obra poética à comunidade portuguesa através do convite de Paula Medeiros e do Instituto Camões, e da entrega total às artes e escrita criativa da Professora Dra. Ana Isabel D’Arruda. A obra é prefaciada pelo defensor da Diáspora Portuguesa Dr. José Andrade. Minucioso trabalho. Parabéns!
Redes Sociais - Comentários