Comunidade

International Conference The Lusophone World and its Diasporas

33333

 

A Associação de Estudos Lusófonos (LSA) teve o o prazer de organizar mais uma conferência, que aconteceu de 28 de junho a 1 de julho de 2023, em Toronto, Canadá, lar de uma das maiores diásporas de língua portuguesa do mundo.

O evento reuniu cerca de 100 participantes de forma presencial e online. A conferência foi realizada na York University, a terceira maior universidade do Canadá, com uma das populações estudantis mais multiculturais e diversificadas. A York University, também é considerada a universidade com o maior número de investigadores a trabalhar no mundo lusófono.

Os conferencistas apresentaram trabalhos individuais, painéis temáticos e mesas redondas sobre temas como diáspora, etnia, migração, reassentamento, género, educação, cinema, história, direito, diversidade, inclusão, literatura e religião, entre outros temas importantes.

A reitora associada e responsável pelo envolvimento global e comunitário da Faculdade de Artes Liberais e Estudos Profissionais, Dr. Maria João Maciel Jorge, falou ao jornal Milénio: “Foi uma conferência de 3 dias onde proporcionamos um ambiente académico com espaço para vários temas e com participações de diversos painelistas de diferentes partes do globo. Foi também um momento de celebrarmos e aprendermos mais sobre a comunidade portuguesa no Canadá, já que celebramos os 70 anos de imigração portuguesa neste país. Por isso, o tema o mundo lusófono e suas comunidades foi escolhido. Estamos muito felizes com tudo que tem acontecido até ao momento” completou.

A Dr. Maria João também agradeceu a todos os participantes e parceiros que ajudaram a que este evento fosse possível.

O ano de 2023 é um marco importante para os portugueses, pois assinala o 70º aniversário da chegada oficial dos pioneiros portugueses ao Canadá. Em homenagem a esta importante data, o Dr. Gilberto Fernandes, professor e historiador, apresentou o Movimento Perpétuo: A Diáspora Portuguesa no Canadá. O docente desenvolveu o site e a exposição onde aborda toda a imigração desde 1953, inclusive a clandestina, mas também o desenvolvimento histórico das comunidades e dos luso-descendentes. Uma exibição em forma de realidade virtual, acontecerá entre os dias 11 e 12 de setembro, de 2023, no Toronto Metro Hall.

Entres muitos dos participantes do evento, conversamos com Pedro Malungo que falou sobre o Kandando, um espaço alternativo criado para o desenvolvimento económico, social, educacional e promoção da cultura e tradições na comunidade angolana no Canadá: “Foi uma experiência incrível onde a cultura afro-lusófona teve o seu lugar de fala”, disse.

 

4444

 

O Dr. Fernando Nunes, da área de educação e desenvolvimento comunitário, abordou os luso-canadianos no século XXI: um perfil demográfico, profissional e educacional, do Censo de 2021 e também deixou uma mensagem: “Termos conferências inclusivas e diversas como estas é muito importante. Foi possível partilharmos ideias e experiências com vários pontos de vista”

Abubacar Fofana, um dos moderadores do evento, falou que “ Foi uma oportunidade para expor os trabalhos e iniciativas e colaborações dos diferentes grupos da comunidades africana e afro descendentes falantes da língua portuguesa”

No final dos 3 dias do evento, aconteceram ainda visitas guiadas, conduzidas pelo comendador Manuel DaCosta na Galeria dos Pioneiros e Camões Square.

Durante as apresentações Manuel DaCosta, falou sobre a importância da preservação do acervo histórico de uma comunidade e também de dar continuidade a estas histórias memoráveis e experiências indeléveis.

Eu, Francisco Pegado, tive o prazer de mostrar e falar sobre a Peach Gallery e Camões Radio, além de ser um dos palestrantes da conferência com o tema: A falta de representatividade nos media de expressão portuguesa no Canadá.

Este movimento académico começou há anos e nasceu de uma conversa informal entre profissionais académicos de várias universidades com objetivo de celebrar a lusofonia, estabelecer colaborações, desenvolver pesquisas e dar mais visibilidade a todos aqueles que estudam o mundo lusófono.

A próxima conferência bianual está marcada para 2025.

Francisco Pegado/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER