Comunidade

Encontro encarnado: A Festa da Casa do Benfica de Toronto

PXL_20231008_020900517

 

A Casa Benfica na cidade de Toronto recebeu dezenas de adeptos ‘encarnados’ que se reuniram para comemorar o seu 54.º aniversário e também serviu para celebrar a 38ª conquista do campeonato masculino da primeira liga de futebol de Portugal.

Domingos Almeida Lima, vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica e Departamento das Casas Benfica, e Pedro Manuel “Mantorras”, antiga estrela do clube, foram os dois convidados de honra que mais despertaram as atenções dos benfiquistas, que se juntaram no sábado, 7 de outubro, na Casa Benfica para uma sessão de autógrafos e assistir a mais uma partida do campeonato de futebol.

O Cônsul-Geral da República de Angola em Toronto, Mateus Barros José, prestigiou o encontro, agradeceu a presença do antigo futebolista angolano e desejou uma ótima estadia.

A gala de comemoração aconteceu no final do dia, no salão de festas da LiUNA Local 180, e recebeu mais de 700 pessoas, entre adeptos e convidados, e juntos festejaram este grande dia.

O presidente da Casa Benfica Toronto, José Luís Lopes, em declarações ao nosso jornal, mostrou-se muito satisfeito com a realização do evento e saudou a enorme adesão dos fãs, adeptos e amigos da Casa e do clube nos festejos. “Aquilo que eu sinto é uma alma cheia como adepto e presidente desta casa. Estou feliz e gostaria de recordar que juntos somos mais fortes. Nós benfiquistas, não podemos somente baixar e beijar o símbolo do clube, temos que suar a camisola, tal e qual esta direção o tem feito”.

Os presentes entoaram o “Ser Benfiquista antes dos discursos protocolares e foi possível sentir as emoções de todos.

O vice-presidente do SLB, Domingos Almeida Lima, regressou ao Canadá mais uma vez e disse-nos: “eu tenho tido a sorte de sempre vir a Toronto, a esta casa. Isto também é um apanágio das Casas do Benfica nos festejos dos seus aniversários. O Benfica tem cerca de 200 casas espalhadas por todo o mundo e esta é uma das que têm um maior apoio da comunidade benfiquista pelo número de sócios em Toronto. É uma honra fazer parte das celebrações. Vencemos o 38º campeonato, e agora estou mais interessado na 39ª conquista”.

O dirigente terminou deixando uma mensagem: “Muito obrigado aos antigos e atuais dirigentes desta casa. Por favor, continuem a apoiar o nosso clube com a dimensão que ele merece”.

Pedro Manuel “Mantorras”, visivelmente emocionado, falou do momento: “Sinto-me muitíssimo feliz em conhecer cada vez mais este clube fora das fronteiras de Portugal. É bonito chegarmos ao Canadá e olharmos para uma sala cheia”. Mantorras fez uma reflexão do passado e mostrou-se muito grato com tudo – “particularmente, é especial sentir o amor e carinho dos fãs e adeptos depois de uma carreira de 12 anos dentro desta família maravilhosa. Quero terminar agradecendo a todos que tornaram este evento possível e desejo um bom final de ano para todos.”

 

IMG_20231007_205924_114034 IMG-20231012-WA0006

 

Os fãs e adeptos do clube da águia, também partilharam as emoções com a nossa reportagem: Gui, um dos mais jovens adeptos presentes na noite dos festejos, disse-nos que se sentia muito feliz em participar deste encontro e ter o prazer de conhecer o Mantorras; Frank Contreiras disse que “como benfiquista é um enorme prazer e alegria estar aqui para celebrar este momento e receber o meu compatriota angolano, Pedro Mantorras. Estou de alma cheia e termino dizendo: viva o Benfica!”. Marlene Araujo afirmou que “eu digo a toda a gente que antes de nascer já era benfiquista. O glorioso Benfica sempre esteve comigo em cada momento da minha vida. O desporto sempre foi um meio de nos juntarmos para diminuirmos as saudades de casa”; já Vitor Silva disse que “naturalmente, é uma satisfação grande estar aqui e contar com a presença do ídolo Pedro Mantorras e ter esta casa cheia e juntos cantarmos o hino do Benfica. Tenho certeza que será uma noite maravilhosa”; por fim, Eduardo Martins declarou “O Benfica é uma nação, é amor, é vida!”.

Registo também para a presença do Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, Joaquim do Rosário, o ministro do Desenvolvimento Internacional do Canadá, Ahmed Hussen, entre outros.

Na sequência de um animado jantar, com os ritmos da Karma Band, houve ainda um sorteio, uma homenagem ao antigo presidente da Casa Benfica Toronto, Mário João Narciso e o habitual corte do bolo.
A Casa do Benfica de Toronto foi fundada em junho de 1969, sendo a primeira reconhecida pelo Sport Lisboa e Benfica. Casa Oficial n.º 6, está localizada no 1751 Keele St, em Toronto, e tem sido o ponto de encontro dos sócios e simpatizantes.

Casa do Benfica de Toronto: A Nossa Casa é o teu lugar. Paixão, Garra e União

Texto e fotografias: Francisco Pegado

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER