Comunidade

Ed Graça reflete sobre três décadas ao leme do Centro Abrigo

 

Após 32 anos a liderar uma equipa de 175 funcionários diferentes no Centro Abrigo, o Diretor Executivo Ed Graça foi a única presença consistente. Tornou-se a base estabilizadora da agência. No mundo de hoje, é raro que um indivíduo possa colocar um selo tão cativante numa organização.

No entanto, o tempo não pára para ninguém, uma vez que foi anunciado no início deste mês que o Sr. Graça se irá reformar do Centro Abrigo na sexta-feira, 28 de junho de 2024.

“Tem sido uma honra e um privilégio para mim fazer parte do Centro Abrigo durante todos estes anos”, disse Ed Graça, “A agência tem sido uma parte importante da minha vida durante tanto tempo. Vou sempre estimar as pessoas com quem trabalhei acima de tudo. Particularmente os membros do pessoal, todos os diversos Conselhos de Administração e os nossos muitos voluntários. Vou-me embora apenas com sentimentos positivos e memórias felizes, apesar de alguns dos desafios que enfrentámos ao longo dos anos.”

Como alguém que evitou as luzes da ribalta, Ed Graça preferiu causar impacto diariamente nos bastidores, trabalhando silenciosa e diligentemente para garantir que a agência funcionava da forma mais eficiente possível e ajudava o maior número de pessoas possível.

“Estou extremamente orgulhoso das nossas realizações, talvez nenhuma mais do que ter sido nomeada Agência Âncora da United Way Greater Toronto. Mas ao longo de todo este tempo, nunca foi sobre mim, foi sempre sobre nós,” disse o Sr. Graça.

“Ajudar a comunidade, a nossa equipa a fazer a diferença para as pessoas necessitadas, é o que me é mais caro.”
No final de 1989, estavam em curso conversações para criar o Abrigo devido à procura de assistência a mulheres da comunidade de língua portuguesa que enfrentavam violência de género. O Sr. Graça estava ciente da posição, mas um acontecimento em dezembro de 1989 mudou a sua vida. O tiroteio em massa na École Polytechnique de Montréal, onde 14 mulheres foram assassinadas e outras 10 ficaram feridas, tornou-se o ponto de viragem na vida de Ed. “Se essa tragédia não tivesse acontecido, provavelmente não me teria candidatado ao lugar. Mas queria que a minha filha pequena e o meu filho bebé crescessem numa sociedade igualitária e segura. Pensei que, de alguma forma, poderia ajudar a acabar com a violência sem sentido que acontece às mulheres.”

O que começou por ser um compromisso de dois anos transformou-se em 32 anos. “O que as pessoas não se apercebem é que tive vários empregos ao longo dos anos”, diz o Sr. Graça. “Sim, o título de Diretor Executivo manteve-se inalterado, mas cada ano trazia consigo novos desafios, financiamento, volumes de clientes e questões de pessoal, por exemplo. Nenhum ano é igual ao outro. O trabalho é fluido e dinâmico. Já estivemos em três locais diferentes e mais do que uma vez pensei que esta agência poderia ter de fechar as portas devido à falta de financiamento.”

Com a nova liderança da Sra. Paula De Jesus e da Sra. Gila Raposo a assumir o cargo de Co-Diretoras Executivas da Abrigo a 2 de julho de 2024, o Sr. Graça vê um futuro brilhante para a agência. “Claramente, a Paula e a Gila têm a formação, a experiência e a especialização em violência doméstica e outras questões de serviço social para tomar as rédeas e aproveitar a oportunidade que têm. A Abrigo está em boas mãos e sei que o excelente trabalho desta agência continuará por muitos anos no futuro.”

ABRIGO/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER